Voltar para: Inicial

Hemopa encerra 2009 com certificação dos serviços

“O Hemopa merece todas as premiações e certificações que conquistou, porque aqui todos temos tratamento especializado, com bom humor, carinho e atenção”. A afirmação é da paciente Catarina Vansiler da Silva, 47 anos, que é professora e há 13 recebe atendimento ativo no hemocentro. Usuária freqüente dos produtos e serviços oferecidos pelo Hemopa, ela representa o resultado de bem estar e satisfação que a instituição tem como foco dos investimentos para a melhoria constante do atendimento, que nesta segunda-feira, 07, será brindado com a entrega da Certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).O evento será promovido na sede campestre da Assembléia Paraense.Na ocasião também será realizada festa de confraternização dos funcionários da hemorrede.

Única hemorrede pública do Brasil a conquistar a Acreditação, a Fundação Hemopa comemora a vitória mais importante deste ano com os servidores, fornecedores, doadores, pacientes e população em geral.Aliada a isso, a direção do hemocentro sinaliza positivamente algumas ações, entre elas, a expansão da hemorrede de 34 para 42 unidades espalhadas pelo território paraense; aumento da cobertura transfusional de 85% para 95%; elevação de 10% no número de doadores; aumento de 20% de atendimento transfusional; elevação de 185% na realização de exames em pacientes indicados para transplante; estruturação do Serviço de Ouvidoria com a disponibilização do 0800; construção do novo site do Hemopa, lançamento da Cartilha de Serviços; criação do primeiro Curso de Especialização em Hemoterapia em parceria com a Universidade Estadual do Pará (UEPA).

Para a presidente do hemocentro, dra. Maria de Fátima Montoril, a Acredtidação do Hemopa é um importante reconhecimento graças ao apoio do governo do estado, associado ao trabalho de uma equipe profissional bem treinada, estrutura institucional, efetivamente organizada e de confiabilidade. “Isso impacta em importantes resultados nas políticas públicas do governo Ana Júlia, que são voltadas para o bem estar da sociedade. Estamos todos de parabéns. Compartilho minha felicidade e agradeço a cada funcionário da hemorrede”, ressaltou Fátima Montoril, explicando que a Certificação é a ratificação, a confirmação da qualidade de atendimento e respeito ao usuário cidadão.


Dona Catarina, paciente do Hemopa há treze anos

Fracionamento de Sangue (Laboratório)

Estoque de Sangue

 

Segundo ela, os serviços de hemoterapia que aderem ao Programa Brasileiro de Acreditação em Hemoterapia demonstram responsabilidade e comprometimento com a segurança, contribuindo para a melhoria da qualidade do sangue que é fornecido aos usuários.

O status de instituição Acreditada provê confiança no serviço, em seus diversos níveis de complexidade, por parte de clientes internos e externos, bem como dos órgãos governamentais, uma vez que é reconhecido oficialmente pela Associação Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Saúde (MS). No caso do Hemopa, a Certificação foi concedida para toda hemorrede.

A Acreditação é um sistema de avaliação externa da qualidade de serviço de saúde, que visa garantir a melhoria contínua da assistência por meio da aderência a padrões e níveis de excelência previamente estabelecidos. A ONA é uma organização não governamental, caracterizada como pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos e de interesse coletivo, com abrangência nacional.

 

FUNDAÇÃO CENTRO DE HEMOTERAPIA E HEMATOLOGIA DO PARÁ
Trav. Pe. Eutíquio, 2109, Batista Campos - 66033-000 - Belém - PA - Brasil
Fone/Fax: (91) 3242-9100 e 0800-280-8118 - E-mail: hemopa@hemopa.pa.gov.br