destaque

Atendimento

ATENDIMENTO

A Fundação Hemopa realiza o atendimento ativo de mais de 15 mil pacientes hematológicos de todo o estado do Pará, ou seja, que possuem alguma doença do sangue como Hemofilia, os diversos tipos de Anemia, Aplasia Medular, Talassemia, Doença Falciforme, Púrpura, Leucemia, Doença De Von Willebland, entre outras.

As ações são geridas pela Política Nacional de Humanização, para garantir a dignidade humana e fortalecer uma política de respeito e valorização da vida dos usuários.  Por isso, o atendimento clínico e ambulatorial é feito de maneira multiprofissional.

Os pacientes recebem um tratamento completo desde um atendimento em consultório, transfusões, profilaxias e medicamentos. São acompanhados por médicos hematologias, fisiatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Além disso, toda a família recebe a ajuda psicológica, pedagógica e com a assistência social, pois um paciente que têm alguma doença do sangue precisa ter o apoio de todos que compartilham do convívio diário.

A Fisioterapia também é essencial para alguns pacientes que apresentam sequelas devido a doença. Assim como a odontologia, pois alguns procedimentos precisam ser acompanhados de perto por profissionais especialistas no tratamento de pacientes com doenças hematológicas.

Após o atendimento, os pacientes já saem com os medicamentos necessários para a continuidade do tratamento em domicílio. A equipe de farmacêuticos oferece o suporte para orientações e distribuição desses medicamentos.

Fluxo de atendimento aos usuários

O Ambulatório da Fundação Hemopa não funciona de portas abertas. O cidadão precisa ser referenciado à instituição.

O usuário deve procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde do seu município ou bairro. De acordo com avaliação médica, ele é encaminhado para o Departamento de Regulação (DERE), responsável por agendar a consulta na Fundação Hemopa via sistema. Se comprovada a existência de doença hematológica, o paciente passa a ser acompanhado pela equipe multiprofissional do Hemocentro.

Mais informações:
(91) 3110-6500/ 6526