destaque

BSCUP

Você já ouviu falar em banco público de sangue de cordão umbilical? Sabia que existe um aqui no estado do Pará? Pois é. Desde 2010, a Fundação Hemopa possui o único Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) da Região Norte, com capacidade para armazenamento de até 3.600 bolsas de sangue de cordão no seu bioarquivo que conserva bolsas de sangue a -196ºC em nitrogênio líquido, possibilitando a validade das amostras por tempo indeterminada.

As amostram ficam disponíveis a quaisquer pacientes brasileiros que precisem de transplante de medula óssea e não tenham um doador familiar, sem ônus para o paciente que irá se beneficiar. Isso porque o BSCUP de Belém faz parte da Rede Brasilcord, criada pelo Ministério da Saúde para expandir esse serviço no país e aumentar as chances de encontrar doador não parental compatível.

A coleta das bolsas de sangue do cordão umbilical do BSCUP é feita na Fundação Santa Casa de Misericórdia, onde o Hemopa mantém quatro enfermeiras, que fazem a pré-triagem das parturientes no centro obstétrico. Se a mãe selecionada concordar em doar, as enfermeiras solicitam que assinem um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, para que possamos acompanhar a evolução do trabalho de parto, para posterior coleta do sangue de cordão umbilical.

Os critérios para uma mãe participar estão dispostos na resolução número 56 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 16 de dezembro de 2010. O documento determina que a mãe deva ter idade mínima de 18 anos, ter ausência de processo infeccioso e ou doença durante a gestação que possam interferir na saúde placentária, tenha se submetido há – no mínimo – duas consultas pré-natais documentadas, também é necessário ter tido idade gestacional igual ou superior a 35 semanas, bolsa rompida há menos de 18 horas e trabalho de parto sem anormalidade.

Mais informações: http://redome.inca.gov.br/cordao-umbilical

http://www.hemopa.pa.gov.br/site/wp-content/uploads/2017/08/05-1.jpg
Primeiro bebê que teve o sangue do cordão umbilical doado para o BSCUP do Hemopa.
http://www.hemopa.pa.gov.br/site/wp-content/uploads/2017/08/04-1.jpg
Bolsa de sangue logo após ser coletada do cordão umbilical.
http://www.hemopa.pa.gov.br/site/wp-content/uploads/2017/08/03-1.jpg
Bolsa de sangue em processamento no Hemopa.
http://www.hemopa.pa.gov.br/site/wp-content/uploads/2017/08/02-1-1.jpg
O bioarquivo conserva as bolsas de sangue a -196ºC em nitrogênio líquido.
http://www.hemopa.pa.gov.br/site/wp-content/uploads/2017/08/01-1-1.jpg
Sangue do cordão umbilical armazenado no bioarquivo.