destaque

Doação por aférese

As plaquetas são as células do sangue responsáveis pela coagulação. Na doação por aférese, é retirada do doador apenas uma parte do sangue: as plaquetas. Dessa forma, a quantidade de plaquetas obtida é, em média, sete vezes maior do que se consegue em uma doação normal.

A reposição das plaquetas é feita naturalmente pelo organismo, em geral, no prazo de 48 horas. Portanto, a doação por aférese não afeta a saúde e permite que a pessoa doe novamente em 72 horas.

No procedimento, o doador é conectado à máquina de aférese, através de punção venosa, ou seja, uma veia do doador é selecionada, uma agulha alcança essa veia e, por meio de um cateter, o material coletado é levado à máquina. Por centrifugação a máquina separa o sangue do doador e retira somente as plaquetas, devolvendo as outras células ao doador.

O sangue mantém contato apenas com um material descartável e estéril que se chama kit. O procedimento dura aproximadamente 1 hora e 30 minutos, o que exige uma colaboração maior do doador.