destaque

Doenças hematológicas

Basicamente, o sangue é formado pelo plasma (parte líquida do sangue) e pelas células sanguíneas (hemácias, plaquetas e leucócitos). Cada um deles possui uma função. O plasma, por exemplo, atua na defesa do organismo. As hemácias transportam oxigênio para todos os órgãos e tecidos. As plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue e os leucócitos combatem infecções.

Algumas pessoas possuem deficiências ou deformidades em alguns desses componentes. São várias as doenças hematológicas, as quais o hematologista diagnostica e trata. As mais comuns em atendimento no Hemopa são a Doença Falciforme e Hemofilia.

Popularmente conhecida como anemia falciforme, é genética e se caracteriza por hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) anormais que, por serem pouco maleáveis, causam obstrução nos vasos sanguíneos. Uma anemia profunda surge porque essas células defeituosas têm uma vida muito curta e a medula não consegue reproduzir células tão rapidamente para compensar essa rápida eliminação.
Mais informações: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/anvisa/diagnostico.pdf

 

 

Distúrbio também genético e hereditário que atinge as proteínas do sangue, afetando a coagulação sanguínea. Os sintomas mais comuns da hemofilia são os sangramentos prolongados, que podem ser externos, como quando ocorrem cortes na pele, ou internos, quando o sangramento ocorre dentro das articulações, dentro dos músculos ou em outras partes internas do corpo.
Mais informações: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_hemofilia_2ed.pdf