destaque

Ensino

Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEPES) da Fundação Hemopa é responsável por atender toda demanda externa, ligada ao ensino, solicitada por instituições públicas (federais, estaduais, municipais) e privadas nas áreas de Gestão do Hemocentro, Hematologia, Hemoterapia, bem como nos seus serviços de atendimento ambulatorial (psicológico, assistencial, odontológico, fisioterápico, pedagógico, médico e de enfermagem), nas seguintes áreas:

Capacitação de profissionais de Agências Transfusionais e Assistências Hemoterápicas: Coordena treinamento técnico e obrigatório para profissionais de hemoterapia das agências transfusionais em atendimento às portarias ministeriais vigentes. As capacitações são realizadas pelas Gerências, cabendo ao NEPES, providenciar o cronograma das atividades e manter atualizado o programa de treinamento e o material didático. Tem como público alvo os médicos, responsáveis técnicos, profissionais de enfermagem, profissionais de laboratórios, faturistas e captadores de Agencias transfusionais. As Agências Transfusionais do Estado do Pará podem solicitar treinamento para seus profissionais na Fundação HEMOPA, através de ofício.

Treinamento para Residência Médica
: Coordena treinamentos para residências médicas, visando aprimorar e complementar a formação do residente de diversas especialidades nas áreas de hemoterapia e hematologia. Os Residentes em Clínica Médica e Hematologia e Hemoterapia deverão estar vinculados à Instituições conveniadas com Fundação HEMOPA.

Residência Multiprofissional
: Em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Fundação Hemopa oferece, anualmente, oito vagas, distribuídas em Biomedicina, Farmácia Bioquímica, Fisioterapia e Enfermagem.

Visita técnica: As visitas a cursos de nível técnico e superior visam o aperfeiçoamento da formação acadêmica dos estudantes. São atividades voltadas ao esclarecimento e informação dos profissionais e estudantes das instituições de ensino sobre os serviços prestados pela Fundação HEMOPA, bem como à atuação do profissional dentro da sua área de formação. Tem como público alvo os estudantes de nível médio e superior e, profissionais de Estabelecimentos de Atendimento a Saúde públicos e privados. O Hemopa só analisa os pedidos de visitas e palestras encaminhados formalmente e sempre a pedido da Instituição à qual o treinando ou visitante está vinculado. Para escolas técnicas da área de saúde, Instituições de ensino superior ou outras organizações, os pedidos devem ser encaminhados à Fundação HEMOPA.

Programas de Estágio
: O Hemopa oferece Programa de Estágio para estudantes de Nível Médio Técnico e Superior, com o objetivo de cooperar na formação e desenvolvimento de suas competências. O Estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, observados os requisitos previstos na lei estadual nº 6.573, de 12 de agosto de 2003 e lei federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. O estágio é Não Obrigatório, que é aquele desenvolvido como atividade extra-curricular. O estudante recebe uma bolsa auxílio conforme carga horária e o nível, auxílio transporte, seguro de vida e recesso remunerado. Sua duração é de 6 meses, podendo ser renovado por igual período até o limite máximo de 1 ano. Para participar do processo seletivo, o candidato deve estar regulamente matriculado e ser cadastrado no Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, o qual encaminha o candidato à Fundação HEMOPA de acordo com o perfil demandado de cada área.

Mais informações
:
Telefone: (91) 3110-6534 / (91) 3110-6500 (Ramal: 6534)
E-mail: nepes_hemopa@hemopa.pa.gov.br
Horário de funcionamento: de 8h às 14h