A doação de sangue mobiliza mais de 300 voluntários em Bragança

Text_2

A equipe do Hemocentro Regional de Castanhal foi até ao município de Bragança, para realizar uma campanha de doação de sangue, neste último final de semana, 2 e 3 de outubro. A ação foi na Unidade de Saúde da Família Taíra e registrou a presença de 322 voluntários, dos quais 285 estavam aptos à doação e puderam deixar uma bolsa de sangue no estoque.

Uma bolsa de sangue beneficia até quatro pacientes.

Este resultado é considerado positivo e só foi possível pelo envolvimento da comunidade e de Caravanas Solidárias como o Projeto Vidas Por Vidas, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Rotary Club de Bragança, o Projeto Mãos que Ajudam, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e de militares do Tiro de Guerra, do Exército Brasileiro.

Lairton é socorrista e doador. A missão é salvar vidas!

Um dos doadores foi Lairton Raiol que é enfermeiro e socorrista do SAMU 192, em Bragança. Como parte da rotina de trabalho, ele presencia muitos acidentes com pessoas que necessitam de transfusão sanguínea como parte do atendimento médico emergencial. “Esse ato de amor que nós fazemos é muito importante. Eu sou muito grato em poder doar e ajudar alguém em algum lugar. Alguém será salvo com este gesto”, disse.

Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pacientes internados na rede hospitalar. Só com a ação de Bragança, mais de 1.100 pessoas podem ser assistidas.

Daniel Farias, gestor do Hemopa Castanhal, disse que a campanha superou a expectativa. “Essas campanhas têm como finalidade manter o nosso estoque de sangue sempre abastecido para suprir a necessidade dos nossos hospitais. Afinal de contas, temos a responsabilidade por 48 municípios do nordeste do Pará”, destacou. 

Critérios para doação 

Para doar sangue, os interessados precisam seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro é obrigatório apresentar documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho). 

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, mas precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina CoronaVac/Sinovac são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já quem tomou as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.

Vidas por Vidas também presente em Bragança

Texto: Anna Cristina Campos