Ações de coleta de sangue neste fim de semana devem beneficiar mais de 1.500 pacientes no Pará

Hemorrede irá funcionar em horário diferenciado para garantir atendimento e captação de novos doadores

As campanhas de doação realizadas na sede da Fundação Hemopa, Unidade de Coleta Castanheira, Hemocentros Regionais de Castanhal, Santarém e Marabá, e no Hemonúcleo de  Altamira, no sábado (04) e domingo (05), deverão beneficiar mais de 1.500 pacientes que precisam constantemente de transfusões de sangue na rede hospitalar pública e privada do estado.

O funcionamento do serviço de coleta, no final de semana, contribui para alavancar ainda mais o número de bolsas coletadas. A sede da Fundação contou com o apoio de quatro campanhas internas e cerca 240 bolsas de sangue coletadas, já nas hemorredes, mais de 90 bolsas de sangue foram coletadas.

O Hemonúcleo de Altamira recebeu a campanha com os jovens advogados da cidade, que conseguiu agregar de forma positiva o estoque de sangue dos hospitais. A doadora Aline Farias é presidente da Comissão da Jovem Advocacia, e contribuiu tanto com seu sangue como também com o incentivo aos amigos para a causa da doação.

“Estamos aqui em parceria com o Hemopa para doar vidas. Nós sabemos que é algo de extrema importância e estamos com uma expectativa muito boa de salvar muitas vidas”, disse Aline Farias.

As instituições interessadas em compor parceria com a Fundação Hemopa devem entrar em contato pelo telefone: 3224-5048, de segunda a sábado, de 8h às 17h.

Programação de campanhas nesta semana

CIABA (Campanha Externa)
Data: 06/02/2023
Local: Rod. Arthur Bernardes, 245 – Pratinha
Previsão: 100 voluntários
Infraestrutura: Unidade móvel e sala montada

CIABA (Campanha Externa)
Data: 07/02/2023
Local: Rod. Arthur Bernardes, 245 – Pratinha
Previsão: 100 voluntários
Infraestrutura: Unidade móvel e sala montada

UMI – Unidade Integrada Hospital Naval (Campanha Externa)
Data: 08/02/2023
Local: Rod. Arthur Bernardes, s/n, próximo a Base Naval de Val de Cães
Previsão: 80 voluntários
Infraestrutura: Sala montada

UMI – Unidade Integrada Hospital Naval (Campanha Externa)
Data: 09/02/2023
Local: Rod. Arthur Bernardes, s/n, próximo a Base Naval de Val de Cães
Previsão: 80 voluntários
Infraestrutura: Sala montada

UNIESAMAZ (Campanha Interna)
Data: 10/02/2023
Previsão: 30 voluntários
Local: Travessa Padre Eutíquio, 2109 – Batista Campos

Quem pode doar sangue

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
– Para quem teve Covid-19, pode doar sangue, depois de 10 dias após a cura.

Texto: Ascom Hemopa com informações de Caio Brandão