Ações de coletas de sangue do final de semana vão atender cerca de 800 pacientes

Text_2

Atendidos pelo Hemopa precisam, constantemente, de transfusões de sangue

As campanhas de doação de sangue do final de semana, promovidas na hemorrede estadual, resultaram na coleta de cerca de 200 bolsas nas unidades de Belém, Santarém e Capanema, entre sábado e domingo, dias 21 e 22, que vão beneficiar aproximadamente 800 pacientes internados na rede hospitalar pública e privada do Pará. 

O funcionamento do serviço de coleta de sangue contou com parcerias tanto da capital paraense, quanto do interior do Estado. No sábado (21), o Hemocentro de Santarém recebeu o grupo de voluntários do curso de Graduação de Sargentos (CGS) da unidade da Polícia Militar local,  que mobilizaram para o ato da doação. Já o Hemonúcleo de Capanema, recebeu o grupo da Igreja Adventista do 7º Dia, de Salinas, por meio do projeto “Vidas por Vidas”, formado por novos e antigos doadores de da região. Segundo o serviço Social da unidade, essas parcerias colaboraram com as ações durante todo o ano e fazem diferença com resultados positivos para o estoque de sangue. 

O doador de sangue Matheus Jhonata da Silva, 27 anos, esteve presente durante a semana, na sede da Fundação Hemopa, em Batista Campos, para realizar sua doação. Ele diz sentir muita satisfação por ser um doador freqüente, desde 2019. “Eu sempre venho fazer doação de sangue no período que estou apto, embora eu não saiba para quem vai meu sangue, me sinto feliz. Não tenham medo, não tem mistério nenhum ao doar, só estamos contribuindo com nosso sangue para quem está precisando”, ressaltou o doador, incentivando novos voluntários para este ato solidário.

Segundo dados da Gerência de captação de doadores da Fundação Hemopa (Gecad, atualmente, em Belém, a média diária é de 200 coletas de sangue, quando o ideal seria de 280 doações. 

As instituições interessadas em compor parceria com a Fundação Hemopa devem entrar em contato pelo telefone: 32245048,  de segunda a sábado de 8h às 17h.

Programação de campanhas nesta semana

A próxima campanha será realizada nesta terça-feira (24) e na quarta-feira (25), em parceria com a Estação Cidadania de Icoaraci das 7h às 15h, na Avenida, Dr. Lopo de Castro, número 78, bairro do Cruzeiro. No dia  31, a Unidade Móvel de coleta estará na Usina da Paz do Bengui, na Passagem 1º de Julho, número 32, das 7h às 17h.
 
Quem pode doar sangue

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
– Para quem teve Covid-19, pode doar sangue, depois de 10 dias após a cura.
Endereços de coleta em Belém
Hemocentro Belém
Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, 7h30 às 18h, e no sábado, das 7h30 às 17h.
Contato: 0800 280 8118.

Posto de coleta do Castanheira

Rodovia BB-316, KM 01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira. (em frente à entrada do Shopping Castanheira).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
Sábados, das 7h30 às 17h.
Domingos, das 8h às 15h.
Contato: 0800 280 8118.

Posto de coleta do Pátio Belém
Tv. Padre Eutíquio, n° 1078, Bairro Batista Campos.
(Estação Cidadania, 1º Piso do Shopping Pátio Belém).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h.

Por Vera Rojas (HEMOPA) com informações de Thays Garcia (estagiária)