Agência Transfusional do Regional do Tapajós contribui para salvar vidas

Serviço começou a funcionar, por meio do Sistema Único de Saúde, em dezembro de 2021, e já realizou 435 transfusões

Há pouco mais de quatro meses, os pacientes internados no Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, que necessitam de serviços hemoterápicos e hematológicos, contam com atendimento especializado na unidade. A Agência Transfusional presta serviço por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e está em funcionamento desde 15 de dezembro de 2021. Desde então, já foram realizadas 435 transfusões sanguíneas.

De acordo com a coordenadora da unidade, a farmacêutica Lúdya Oliveira, o objetivo da Agência Transfusional é atender de forma mais ágil o paciente que necessite de uma bolsa de sangue, contribuindo assim com o atendimento de qualidade na área da hemoterapia. “Com a implantação da Agência no hospital acompanhamos o hemocomponente desde a coleta até o ato da transfusão e verificamos posteriormente se houve reação, ou seja, realizamos a rastreabilidade de todo processo transfusional”, explicou.

Lúdya Oliveira ressaltou, ainda, que a Agência Transfusional segue todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Além disso, dentro desse processo, nós temos uma equipe treinada e que faz, praticamente, todos os meses, educação continuada para dar maior e melhor assistência aos pacientes do HRT e agilidade na hemotransfusão. Além disso, os profissionais responsáveis pelos setores que recebem a bolsa de sangue, também são treinados para melhor processo na assistência”, enfatizou.

Abastecida pelo Hemocentro Regional de Santarém, a Agência Transfusional do HRT tem como função armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematólogicos, pré-transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões no hospital. Os pacientes que necessitam do procedimento são avaliados pelos médicos, através de exames laboratoriais e avaliação clínica.

Hemorrede estadual
O Governo do Pará, por meio da Fundação Hemopa, vem ampliando a cobertura transfusional com o projeto de descentralização do serviço na hemorrede paraense. De 2019 até o momento foram entregues sete Agências Transfusionais: no Hospital Municipal de Uruará, no Hospital Municipal em Jacareacanga, Hospital Municipal em Santarém, no Hospital Materno Infantil em Marabá, no Hospital Regional Abelardo Santos, em Belém; no Hospital Regional em Itaituba e no Hospital Geral de Altamira.

*Texto de Moisés Sodré (Ascom/HRT) – com colaboração de Vera Rojas (Hemopa)

Por Mozart Lira (SESPA)