Campanha coleta mais de 100 bolsas de sangue em Castanhal

Text_2

O Hemopa Castanhal, em parceria com a Universidade Estácio, realizou campanha de coleta de sangue no município. A ação iniciou na tarde dessa quinta-feira, dia 8, e se estendeu por toda a noite. Foram 102 bolsas de sangue coletadas, número considerado um verdadeiro sucesso, principalmente pelo período de baixa no estoque do hemocentro.

A campanha de doação de sangue ocorreu dentro da Feira de Empreendedorismo 2018 da Universidade. “Tivemos muitos jovens doando e muitas pessoas que doaram sangue pela primeira vez. Isso é muito importante, para a renovação dos nossos doadores”, afirma a assistente social do Hemopa Castanhal, Arinete Silva.

A parceia surgiu a partir da iniciativa de uma aluna da universidade, a cantora Thaís Porpino, parceira constante em ações de incentivo à doação de sangue. “Como ia ter a Feira, vi ali uma oportunidade de captação de mais voluntários. Conversei com a direção da Universidade e com o Hemopa, ninguém mediu esforços”.

Thaís conta que já são três anos de colaboração voluntária assídua. São aniversários solidários, campanhas mensais, pedalada. Tanta dedicação nasceu de experiências pessoas. “Meu irmão tratou um câncer e precisou de muitas bolsas de sangue. Depois eu também precisei. Quando me recuperei, me dediquei a fazer todas as campanhas do Hemopa Castanhal. Assim tenho feito todos esse anos”, conta a cantora.

Arinete explica ainda que essas campanhas fazem toda a diferença no estoque. “Estamos passando por um período muito complicado. Na semana passada, por exemplo, chegamos a ter apenas quatro bolsas de sangue do O positivo no estoque de Castanhal. Esse é o tipo de sangue mais utilizado. Foi desesperador”.

O Hemopa Castanhal atende hospitais de 48 municípios do nordeste paraense, dentre eles está o Hospital Regional de Paragominas. “Além do aumento de leitos, os hospitais da região aumentaram sua complexidade de atendimento o que demandou mais sangue, mas o fluxo de doadores não está acompanhando a demanda”, finaliza a assistente social.

Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

Em Castanhal, as doações de sangue podem ser feitas na travessa Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia, Conjunto Maria Alice, casas B-2 e B-3, Centro, no horário de 7h às 12h30. A Fundação Hemopa possui ainda unidades em Belém, Abaetetuba, Altamira, Capanema, Marabá, Redenção, Santarém e Tucuruí.