Campanha da Pátria: militares da região Sudeste doam sangue

Como forma de celebrar o 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, militares do Exército Brasileiro e da Polícia Militar que atuam na região Sudeste do estado, estão participando de uma grande ação de doação de sangue no Hemocentro Regional de Marabá (HRM). A Campanha da Pátria começou no dia 3 de setembro e segue até esta quinta-feira, 6.

A assistente social do Hemopa Marabá, Mônica Thompson, explica que este é um dos três períodos do ano mais críticos no hemocentro. “Os outros dois ocorrem em fevereiro e dezembro. Por isso, nesses meses sempre mobilizamos grupos solidários para abastecer nosso estoque e garantir o atendimento transfusional na região”.

Por dia, desde segunda-feira, uma média de 100 militares vão ao Hemopa Marabá, o que tem feito toda a diferença no estoque. “Os militares, tanto do Exército quanto da Polícia Militar são nossos parceiros constantes. Sempre que o número de coleta de sangue diminui, chamamos eles, que estão sempre prontos a ajudar”, ressalta a assistente social.

A Campanha da Pátria conta ainda com o apoio da empresa de segurança eletrônica Inviolável. “Nos três períodos do ano de baixa do estoque, a Inviolável nos fornece toda a estrutura para que possamos realizar grandes campanhas de coleta de sangue. Com esta não foi diferente”, finaliza Mônica. O apoio da empresa enquadra-se no projeto de “Empresa Cidadã”, que visa estimular a doação voluntária de sangue, como também auxiliar na realização de ações para coleta de sangue.

Em 2017, o Hemocentro Regional de Marabá registrou o comparecimento de 9.113 candidatos à doação. A unidade é responsável pelo abastecimento de quase 40 municípios da região.

Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

Serviço: Até esta quinta-feira, dia 6 de setembro, o Hemocentro Regional da Marabá realizada a Campanha da Pátria, com militares do Exército e da Polícia Militar. O Hemoa Marabá fica na Rodovia Transamazônica, Quadra 12, S/N (bairro Amapá). As doações de sangue podem ser feitas de 7h às 12h30.