Campanha de carnaval do Hemopa arrecada mais de 260 bolsas de sangue

Text_2

Nem a chuva foi capaz de tirar o brilho da abertura oficial da campanha de carnaval do Hemopa ‘Folia que Salva Vidas’, na manhã deste sábado (8), na Praça Batista Campos, em Belém. Só neste primeiro dia foram coletadas 260 bolsas de sangue.
A unidade móvel de coleta de sangue ficou estacionada na Avenida Padre Eutíquio para atender aos doadores voluntários que deixaram a preguiça de lado em prol deste ato de responsabilidade social.

 

Como Vitória Dias, de 18 anos, que veio com um grupo de amigas. “Minha prima faz parte de curso DNA que está como parceira do Hemopa nesta ação. Ela entrou em contato com umas amigas e viemos juntas”, disse a estudante que fez a sua primeira doação e pretender repetir o ato sempre que possível.

Vitória Dias.

 

O evento foi uma grande ação social que juntou instituições públicas e privadas, assim como secretarias estaduais que oferecerem serviços de assistência social e de saúde. Dentre os serviços estavam a emissão de documentos oferecida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), testes rápidos e orientações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis oferecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SESPA).

 

E a folia carnavalesca ficou a cargo das ‘Crias do Curro Velho’ que promoveram um cortejo ao redor da Praça Batista Campos para convidar o público. Assim como as escolas de samba de Belém que apresentaram um pouco do que vão demonstrar na avenida. Além disso, a Fundação Hemopa aproveitou a oportunidade para certificar todas as escolas de samba que participaram da ‘Gincana Solidária’ e premiar a Bole Bole como a agremiação que mais mobilizou doadores. “Tivemos no Hemopa fazendo uma grande festa e agora aqui, não encerrando, mas dando continuidade a essa parceria com o Hemopa. Estimular a doação de sangue faz bem pra gente que doa e faz bem para quem está precisando”, declarou Paulo Alcântara, presidente da escola de samba Bole Bole.

Descentralização
A sede do Hemopa, na Batista Campos e, a unidade de coleta do Shopping Castanheira estavam funcionando normalmente neste sábado.

Estudantes dos cursos tecnológicos da EsamazTec participaram de uma palestra no auditório ‘Osvaldo Bellarmino’, na Fundação Hemopa, para conhecer um pouco mais sobre a importância da doação e o ciclo do sangue. A intenção é fazer com que eles sejam mobilizadores da causa em escolas, universidades e igrejas. A atividade reuniu cerca de 200 pessoas que após a palestra, seguiram para a recepção de doadores para se candidatarem à doação voluntária.

A Campanha ‘Folia que Salva Vidas’, em Belém, vai até o dia 15 de janeiro. E a expectativa é superar os números do ano passado. Em 7 dias de campanha de 2019, o Hemopa coletou 2093 bolsas de sangue.

Presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra.

“Neste período que antecede o carnaval, nós intensificamos nossas ações em campanha em vários pontos da cidade, justamente para facilitar o acesso do doador. Precisamos constantemente de pessoas que se dispõem à doar, pois a demanda dos hospitais é intensa e o paciente não pode esperar. Queremos convidar todos para que faça este ato de generosidade que é de ajudar a salvar vidas”, ressaltou o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra.

Para ser um doador precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Serviço: A Fundação Hemopa possui três pontos de coleta fixos em Belém. A sede fica na AV. Serzedelo Correa, e a unidade do Shopping Castanheira, no KM1, funcionam de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30. Já a unidade do Shopping Pátio Belém está aberta de segunda a sexta, das 9h às 16h. Durante a campanha de carnaval quem doar sangue ganha uma camisa personalizada.