Campanha Doadores FC na praça Batista Campos

A Fundação Hemopa precisa do estoque de bolsas de sangue abastecido durante todos os meses do ano para atender a demanda de mais de 200 hospitais espalhados em todo o Pará.  Apenas em Belém, o Hemopa abastece 95 hospitais, e para aumentar e incentivar o número de doações de sangue durante o período do Campeonato Paraense Banparazão, a Cultura Rede de Comunicação em parceria com o Hemopa e os clubes Remo e Paysandu, realiza a ação “Doadores FC na Praça” no dia 06 de março, às 17h, na  Praça Batista Campos.

O objetivo da ação é dar mais visibilidade para o “Dia D” da campanha Doadores Futebol Clube. “A ação é uma novidade esse ano e tem o foco de atrair ainda mais o público para o dia da campanha. Os mascotes dos clubes estarão na praça simbolizando o ato de doar sangue”, conta o gerente de marketing do Paysandu, Vinícius do Carmo.

Além disso, o evento irá mobilizar o público que mora nas redondezas do Hemopa. “É uma ação midiática, as pessoas presentes terão a oportunidade de garantir uma foto legal com o mascote de seu clube favorito. A Fundação Hemopa também estará presente para tirar as dúvidas do público que frequenta a praça, sobre doação de sangue”, ressalta a gerente de marketing da Cultura Rede de Comunicação, Joyce Okamoto .

Para o diretor de marketing do Clube do Remo, Glauber Ramos, a iniciativa é uma oportunidade de estar mais próximo do torcedor. “Muitas vezes as pessoas assistem na TV, escutam no rádio, lêem nos jornais, mas algumas delas, não têm a real noção da importância da campanha. Levar esse recado pessoalmente, de maneira alegre e com a presença do mascote do time, como vai acontecer nesse evento antes do Dia D, vai render um resultado muito positivo”, explica ele.

A iniciativa simboliza a união dos clubes em prol da solidariedade. “São diversos grupos que levantam a bandeira da doação de sangue e a mobilização social dos clubes representa um impacto muito positivo. Os ganhadores dessa ação são os nossos pacientes, porque ela representa um gol de solidariedade e de amor ao próximo”, informa a gerente de captação de doadores do Hemopa, Jussiara Farias.

Com a realização do evento, a Cultura Rede de Comunicação reafirma o seu papel como emissora pública e educativa. “As Emissoras Cultura representam o compromisso em prol da doação de sangue, a campanha tem sido um fator decisivo durante esses anos. Parabenizo os funcionários e colaboradores da emissora”, ressalta Jussiara Farias.

Dia D: A ação promocional de estímulo à doação voluntária de sangue da campanha Doadores Futebol Clube será realizada no próximo dia 9 de março, de 8h às 16h, na Fundação Hemopa.  A campanha completa três anos de lançamento com números satisfatórios.  Em 2017, foram registrados 411 comparecimentos e 282 coletas e esse ano a expectativa é aumentar o número de bolsas coletadas.

Para que esse ano, a campanha tenha o mesmo êxito dos anos anteriores, Remo e Paysandu estão mobilizando seus torcedores e parceiros. Além disso, atletas das mais diversas modalidades esportivas, influenciadores digitais e artistas de város segmentos como teatro e música, reforçam a campanha nas redes sociais.

Quem pode doar: Podem doar sangue pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três meses. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.

Além do Hemocentro em Belém, na travessa Padre Eutíquio, a Fundação Hemopa possui a Unidade de Coleta no Castanheira e três Hemocentros Regionais (Marabá, Santarém e Castanhal), com o apoio de cinco Hemonúcleos (Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema).

Serviço:  “Doadores FC na Praça” no dia 06 de março (terça-feira), às 17hs, na Praça Batista Campos (TV. Padre Eutíquio esquina com a Tamoios).

Texto: Portal Cultura / Foto: Camila Lima.