Campanha Doadores Futebol Clube registra 369 coletas de sangue

Text_2

Pelo terceiro ano consecutivo, a Cultura Rede de Comunicação, em parceria com a Fundação Hemopa e os clubes do Remo e Paysandu, realizou nesta sexta-feira (09) o “D” da Campanha Doadores Futebol. Durante todo o dia, torcedores dos principais clubes do futebol paraense estiveram na sede do hemocentro, em Belém. Além de doarem sangue, participaram do sorteio de brindes e ficaram mais perto dos jogadores.

Foram registrados 455 comparecimentos e 369 coletas de sangue, números considerados acima da média para um dia comum de coleta – até 150 doações. Em 2017, foram registrados 411 comparecimentos e 282 coletas.

Com o slogan “Doar sangue é show de bola”,  a Fundação Hemopa recebeu os mascotes dos dois times, as torcidas femininas “Azulindas” e “Bicolindas”, além dos jogadores Pedro Carmona e Renan Gorne, do Paysandu, e Jaime, Geandro, Diego Superti e David Lima, do Remo.

Sala de coleta ficou muito movimentada com a campanha.

Rádio e TV Cultura fizeram flashes ao vivo durante a programação desta sexta-feira para reforçar a campanha. Internautas também acompanharam a ação por meio das mídias sociais da Cultura.

“Em algum momento da nossa vida sempre vamos precisar de sangue, pode ser para alguém da nossa família ou um amigo. Então, a Cultura aproveita essa audiência do Banpazarão para fazer essa campanha solidária há três anos. A partir daí criamos o dia “D”, que é apenas um dia de mobilização, onde a gente traz os jogadores de Remo e Paysandu e mobiliza as torcidas. Mas a mensagem que queremos deixar é para que as pessoas doem sangue o ano inteiro. É importante ressaltar que a campanha tem mobilização em Belém, mas que o Hemopa possui hemocentros em vários municípios do interior do Estado, onde as pessoas também podem doar”, destaca Adelaide Oliveira,  presidente da Cultura Rede de Comunicação.

Estoque – A campanha ajudou a repor o estoque de sangue da Fundação, que no começo do ano fica comprometido devido ao período das chuvas e à ocorrência de viroses, problemas que afastam os doadores. As 369 bolsas coletadas na ação devem beneficiar até 1.476 pacientes adultos, mas os números podem dobrar se os pacientes forem crianças.

As presidentes da Fundação Hemopa, Ana Suely Saraiva, e da Funtelpa, Adelaide Oliveira, comemoraram o resultado da campanha.

“A Campanha Doadores Futebol Clube tem uma importância muito grande para o Hemopa porque ajuda a melhorar os nossos estoques nesse período chuvoso, diante de uma grande demanda de pacientes. A TV Cultura tem trabalhado bastante pela motivação das pessoas. É uma torcida pela vida, e quem ganha são os pacientes que estão nos hospitais e precisam de uma bolsa de sangue”, completa Juciara Farias, gerente de captação da Fundação Hemopa.

Doar sempre – O vigilante Valdemir dos Santos, torcedor do Clube do Remo, que esteve logo cedo na Fundação Hemopa para fazer a doação de sangue, destacou a importância da mobilização. “Vim fazer a minha parte porque sei que muita gente depende de sangue todos os dias, mas o importante é ressaltar que devemos doar sangue sempre, tirar um tempinho para ajudar as pessoas”, diz ele, que ganhou um kit da Cultura após ser sorteado na Fundação Hemopa.

Já a estudante Camila Santos ouviu os apelos do Paysandu e decidiu doar sangue pela primeira vez. “Soube da campanha pela TV Cultura e resolvi tirar meu dia para doar sangue. Mas agora espero voltar sempre e me tornar doadora, porque nunca tinha doado antes”, informa.

Campanha continua – A campanha não acabou nesta sexta-feira. Torcedores de Remo e Paysandu ainda podem doar sangue na Fundação Hemopa até o final do Banparazão 2018. Para Ieda Almeida, diretora de Responsabilidade Social do Paysandu, a campanha cumpre uma importante função social, pois une os maiores times de futebol do Estado em prol de uma causa humanitária.

“Para nós, abraçar essa campanha é de grande importância, pois nós já vimos pessoas morrerem por falta de sangue, e isso nos deixa muito tristes. Por isso, sempre convocamos a sociedade para participar dessas ações”, acrescenta Ieda Alemida.

A jornalista Tati Dias, da assessoria de comunicação do Clube do Remo, também destaca que “é bom trabalhar por essa causa e ajudar as pessoas. Importante é que nesse momento a rivalidade não existe, e todos se envolvem em prol do próximo”.

Serviço: Para doar sangue basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. Os homens podem doar a cada dois meses, e as mulheres, a cada três. A sede da Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, em Batista Campos. As doações também podem ser feitas na Estação de Coleta Castanheira (térreo do Pórtico Metrópole, na Rodovia BR-316, KM-01), das 7h30 às 18 h, de segunda a sexta-feira, e das 7h30 às 17 h, aos sábados.