Campanha Doadores Futebol Clube será nesta sexta-feira (9)

A Cultura Rede de Comunicação, em parceria com a Fundação Hemopa e os clubes Remo e Paysandu, realiza o Dia “D” da Campanha Doadores Futebol Clube nesta sexta-feira (9) no hemocentro da capital. O objetivo da ação é conscientizar jogadores e torcedores para aumentar o número de doadores de sangue no Estado, visto que no período de chuvas o hemocentro registra queda na coleta de bolsas de sangue.

“A Fundação Hemopa agradece por mais um ano em nome de todos os pacientes que são atendidos em decorrência dessa iniciativa. Essa ação é muito positiva porque leva até as pessoas informação no sentido de chamar atenção .para essa campanha de saúde, que tem impacto na saúde de todos os paraenses”, observa Juciara Farias, gerente de captação de doadores do Hemopa.

Pelo terceiro ano consecutivo, a ideia da campanha é dobrar o número de doadores neste dia. No ano passado a ação alcançou 411 comparecimentos e 282 doações de sangue, quando a média era de 150 por dia. Os torcedores que forem ao Hemopa na sexta-feira concorrem a sorteio de brindes ofertados pelos Clubes e pela Rede Cultura. Jogadores de Remo e Paysandu, além dos mascotes dos times e as líderes de torcida, vão estar no Hemopa durante a ação para incentivar torcedores e doadores.  No dia “D”, TV e Rádio Cultura vão fazer flashes ao vivo durante a programação, enquanto que o Portal Cultura vai produzir conteúdos para as mídias sociais da Cultura.

“A Cultura sempre abraçou a causa da solidariedade e isso também faz parte da nossa missão enquanto emissora pública. Este ano queremos dobrar o número de doadores, mas para isso, contamos com ajuda dos clubes e torcedores. A doação de sangue é muito importante e ajuda milhares de pacientes nos hospitais do Estado”, completa Joyce Okamoto, coordenadora de marketing da Cultura.

Torcedores do Remo e Paysandu doam sangue no Hemopa durante campanha do ano passado.

Assim como nos anos anteriores, os clubes Remo e Paysandu mobilizam seus torcedores e parceiros para comparecerem ao hemocentro, principalmente no dia “D”. Além disso, jogadores de futebol, influenciadores digitais e artistas de vários segmentos como teatro e música, reforçam a campanha por meio das redes sociais da Cultura.
“É uma união muito importante a ação dos Doadores Futebol Clube, pois neste período de inverno amazônico nós temos uma redução de até 50% nos estoques de sangue do Hemopa. Muitas pessoas gripadas e até com viroses por causa das chuvas, então a ação ajuda muito neste sentido de mobilizar as pessoas e ajudar o hemocentro”, completa Juciara Farias.

Ação: Na última terça-feira (7), a Cultura Rede de Comunicação e o Hemopa realizaram ação na Praça Batista Campos, em Belém, com objetivo de captar possíveis doadores para o grande dia de coleta. As líderes de torcida de Remo e Paysandu, além dos mascotes das equipes e funcionários do Hemopa estiveram no local e distribuíram panfletos para as pessoas que passavam pela praça.

“Eu já tinha ouvido falar dessa campanha durante o RexPa e achei bacana a ação na praça para informar o público. Sabemos que sempre o Hemopa precisa de sangue”, disse o vigilante Francisco Silva, que passava pelo local.   A Campanha Doadores Futebol Clube segue até o final do Banparazão 2018, portanto, os torcedores ainda podem doar sangue na Fundação Hemopa e Hemocentros Regionais.

Quem pode doar: Podem doar sangue pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três meses. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.

Além do hemocentro em Belém, na travessa Padre Eutíquio, a Fundação Hemopa possui a Unidade de Coleta no Castanheira e três Hemocentros Regionais (Marabá, Santarém e Castanhal), com o apoio de cinco Hemonúcleos (Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema).

Serviço: Dia “D” da Campanha Doadores Futebol Clube nesta sexta-feira (9), de 7h30 às 18h, na Fundação Hemopa, na Travessa Padre Eutíquio, 2109, Batista Campos. As doações também podem ser feitas na Estação Coleta Castanheira (térreo do Pórtico Metrópole, na BR-316, km 1), no horário de 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira, e de 7h30 às 17h, aos sábados.