Campanha em parceria com estação cidadania de Icoaraci ajuda a manter estoque sanguíneo

Text_2

A Fundação Hemopa segue sua programação de campanhas, interna e externa, com instituições parceriras públicas, privadas, ONG´s, Associações e com a sociedade em geral, com a finalidade de manter a regularidade do estoque de sangue para atendimento satisfatório da demanda transfusional da rede hospitalar.

Nesta semana, nos dias 24 e 25, a coleta de sangue com a Unidade Móvel do hemocentro contou com a parceria da Estação Cidadania Icoaraci. A ação resultou em 40 doações de sangue que vão beneficiar cerca de 160 pacientes adultos e, se tratando de pacientes infantis, este número dobra.

A autônoma Cristina Irene Santiago, de 49 anos, aproveitou a proximidade da unidade de coleta para realizar sua primeira doação. “Tive a oportunidade de doar meu sangue para quem precisa, sem precisar ir para muito longe. Eu já desejava, mas não tive a oportunidade de doar em outros momentos, assim como muitas pessoas. Doei pela primeira vez e me sinto feliz de me  tornar voluntária”,  ressaltou. 

Já o marítimo, Alex Antônio Lima, 47, já é doador voluntário e também aproveitou a presença da Unidade Móvel no centro do Distrito de Icoaraci para realizar sua  primeira doação de 2023. “Eu estava aqui por perto e como ainda não tinha doado este ano, aproveitei para contribuir. É muito positivo o serviço de coleta do Hemopa ser realizado perto de casa, facilita a nossa doação”, disse o doador, parabenizando a iniciativa do Hemopa em descentralizar a coleta de sangue para mais perto dos voluntários.

A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social, Juciara Farias, agradece a cada voluntário que reserva um pouco do seu tempo para salvar vidas, doando sangue. “Nossas ações dependem de todos vocês para garantir atendimento transfusional satisfatório no Pará. Convide parentes e amigos para doação de sangue. Disponibilizamos 11 serviços de coletas de sangue. Doe sangue no mais próximo de você, salve vidas!”.

A Hemorrede Estadual do Pará, responsável pelo abastecimento de sangue para mais de 200 hospitais, mantém atendimento tranfusional ininterrupto. Cada bolsa de sangue pode ajudar até 4 pacientes adultos e o dobro de pacientes infantis.

Instituições interessadas em firmar parceria para promoção da doação voluntárias de sangue  podem entrar em contato com a Gerência de Captação de Doadores (Gecad), de segunda a sábado, de 8h às 17h, pelo fone: 32245048/ 08002808118.

Programação de campanhas até o dia 31/01:

Falfitec- Faculdade Filadélfia (Campanha Interna)

Data: 27/01/2023

Horário: 8h

Local: Travessa Padre Eutíquio, 2109

Previsão: 30 voluntários

Infraestrutura: Com micro ônibus

Artcosplay (Campanha Interna)

Data: 28/01/2023

Horário: 10h

Local: Travessa Padre Eutíquio, 2109

Previsão: 20 voluntários

Infraestrutura: Unidade móvel

Grau Técnico (Campanha Interna)

Data: 28/01/2023

Horário: 8h

Local: Travessa Padre Eutíquio, 2109

Previsão: 30 voluntários

Infraestrutura: Com micro ônibus

Usina da Paz – Benguí (Campanha Externa)

Data: 31/01/2023

Horário: 8h às 16h

Local: Passagem Primeiro de Julho, 32 – Benguí

Previsão: 80 voluntários

Infraestrutura: : Unidade móvel, trailer e infláveis

Quem pode doar sangue

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

– Para quem teve Covid-19, pode doar sangue, depois de 10 dias após a cura.

Autoria: Vera Rojas com informações de Thays Garcia (estagiária)