Campanha junina movimenta unidades do Hemopa para incentivar doação de sangue

O aumento da coleta é necessário para que a Fundação possa manter o atendimento à demanda transfusional em todas as regiões

A partir desta quarta-feira (1°) até 30 de junho, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realiza a campanha junina de doação de sangue, com o tema “Um ato de amor que salva vidas. Doe sangue”. O objetivo é reforçar o estoque técnico de sangue da instituição, que está com déficit de 25% para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar.

A campanha, que incentiva o ato solidário, contará com programações variadas, alusivas à campanha nacional “Junho Vermelho” e ao Dia Mundial do Doador de Sangue – 14 de Junho, para proporcionar ao voluntariado oportunidade de doar sangue em pleno clima junino. Hoje, a Fundação Hemopa atende 75% das solicitações transfusionais, quando o ideal é 100%.

Para cada bolsa de sangue é preciso um doador, daí a necessidade de ampliar o número de doadores

Participação de todos – De acordo com a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, atualmente a necessidade maior é dos tipos de sangue O Negativo e O Positivo. “É importante ter o entendimento de que, para cada bolsa de sangue é preciso ter um doador. Por isso, a participação direta da família e de amigos na reposição do sangue é fundamental para a continuidade do atendimento aos pacientes”, frisou.

Juciara Farias: participação é fundamental

Segundo a profissional, mesmo com a descentralização da coleta de sangue de maneira permanente, com a expansão dos serviços de coleta, a participação da sociedade é fundamental para a garantia do atendimento a quem precisa de sangue.

A programação será realizada em todas as unidades de coleta de sangue da hemorrede estadual, composta por: Belém (sede Hemopa e unidades de Coleta de Sangue Pátio Belém e Castanheira); Hemocentros Regionais (Santarém, Marabá e Castanhal), e Hemonúcleos em Altamira, Abaetetuba, Tucuruí, Capanema e Redenção.

Assim como as unidades de Belém, os serviços de coleta no interior do Pará vão oferecer lanches especiais com iguarias típicas da quadra junina.

Caravanas – Durante todo o mês haverá Caravanas Solidárias em parceria com instituições públicas e privadas. No próximo sábado (04), a campanha contará com a parceria do  Instituto Aster, que promoverá o “Arraiá do Aster” com apresentação musical, grupos de danças folclóricas, apresentação de Miss Caipira e da Banda de Música do Aster, na área externa da sede da Fundação Hemopa, das 9h às 12h.

O Dia Mundial Doador de Sangue foi instituído em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos. Além de ser um momento para agradecer aos doadores, também é dia de conscientizar para a necessidade global de sangue seguro.

Endereços e contatos das unidades disponíveis à doação:

Hemocentro Belém – Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18 h, e no sábado, das 7h30 às 17h. Contato: 0800 280 8118.

Posto de coleta do Castanheira – Rodovia BB-316, KM-01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira (em frente à entrada do Shopping Castanheira). Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e no sábado, das 7h30 às 17h. Contato: 0800 280 8118

Posto de coleta do Pátio Belém – Tv. Padre Eutíquio, n° 1078, Bairro Batista Campos (Estação Cidadania, 1º Piso do Shopping Pátio Belém). Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30.

Hemocentro Castanhal – novo endereço: Rua Quincas Nascimento, nº 521, Bairro Saudade. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Hemocentro de Santarém – Avenida Frei Vicente, nº 696, entre as alamedas 30 e 31 (Aeroporto Velho). Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Fone: (93) 3524-7550

Hemocentro de Marabá – Rodovia BR-230 (Transamazônica), Quadra 12, s/n (Agrópole do Incra). Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Contato: (94) 3312-9150 / 99234-0264 (SOMENTE WHATSAPP).

Hemonúcleo de Abaetetuba – Avenida Santos Dumont, s/n, Bairro São Lourenço. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30. Contato: (91) 98568-3396.

Hemonúcleo de Altamira – Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n, Esplanada do Xingu. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30. Contato: (93) 98415-6282.

Hemonúcleo de Capanema – Rodovia BR-308, KM-0, s/n, São Cristóvão. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30. Contato: (91) 98568-3339.

Hemonúcleo de Redenção – Avenida Santa Tereza, s/n, Centro. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Contato: (94) 98414-3955.

Hemonúcleo de Tucuruí – Avenida Veridiano Cardoso, s/n, BR-422, Santa Mônica. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Contato: (94) 98415-9006.

Por Vera Rojas (Ascom Hemopa)