Campanhas de final de semana reforçam estoque de sangue e vão beneficiar mais de 1,3 mil pacientes

Durante o final de semana dos dias 18 e 19 de março, a Fundação Hemopa recebeu reforço em seu banco de sangue. Campanhas promovidas na sede do hemocentro na Batista Campos, na Unidade de Coleta Castanheira, em Santarém e Marabá, resultaram em 341 bolsas coletadas, que irão garantir o atendimento transfusional da rede hospitalar paraense, beneficiando cerca de 1.364 pacientes.

Doadora de sangue Valeska Rodrigues

Belém – Na capital, foram coletadas 206 bolsas de sangue. A estudante Valeska Rodrigues, 23 anos, foi uma das voluntárias e doou sangue na sede do hemocentro. “Me sinto privilegiada em ajudar outras pessoas e salvar vidas, através da minha doação de sangue. Desejo que mais pessoas possam doar. Ajudar o próximo é essencial, uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas que estão precisando. Você que ainda não é doador, faça parte do time de pessoas que são solidárias pela vida”
Hemorrede – O Hemocentro Regional de Santarém coletou 41 bolsas de sangue, Já o Hemocentro Regional de Marabá recebeu cerca de 110 candidatos à doação de sangue, por meio de Caravanas Solidárias, do município Curionópolis, constituída por servidores do Hospital Municipal da cidade e membros de um igreja evangélica do município de Itupiranga, por meio do projeto Vida por Vidas; e também, voluntários de uma empresa de engenharia de Parauapebas, sudoeste do Pará. Todas essas caravanas resultaram em 93 doações de sangue.
A gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, Juciara Farias, agradeceu aos voluntários e convidou a população a aderir à campanha em Março. “Integre o nosso time de voluntários, que ajudam a garantir o reforço em nosso estoque de sangue, destinados a quem precisa”, reiterou.

As instituições interessadas em compor parceria com a Fundação Hemopa devem entrar em contato pelo telefone: 3224-5048, de segunda a sábado de 8h às 17h.

Programação de campanhas nesta semana

► UEPA CCNT (Campanha Externa)
Data: 21/03/2023
Local: Tv. Enéas Pinheiro, 2626 – Marco (entre João Paulo II e Perimetral)
Infraestrutura: Unidade Móvel e trailer

► Comando Militar do Norte/Exército Brasileiro
Data: 22/03/2023
Horário de cadastro: 8h às 18h
Previsão: 120 voluntários
Infraestrutura: Sala montada e unidade móvel

► PSM 14 de Março (Campanha Externa)
Data: 23/03/2023
Local: Tv. 14 de março – Umarizal
Previsão: 80 voluntários
Infraestrutura: Unidade móvel e trailer

► Unama Alcindo Cacela (Campanha Interna)
Data: 23/03/2023
Previsão: 30 voluntários
Local: Tv. Padre Eutíquio, 2109 – Bastista Campos

► UEPA CCBS(Campanha Externa)

Data: 24/03/2023
Local: Tv. Perebebui, 2623 – Marco
Infraestrutura: Unidade Móvel e trailer

► Projeto Vida por Vidas (Campanha Externa)
Data: 25/03/2023
Local: Policlínica Dr. Carlos Guimarães – Conj. Cidade Nova 8, WE 53 – Coqueiro
Infraestrutura: Sala montada

Quem pode doar sangue

• Apresentar documento de identidade original, com foto e assinado.
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
  • Ter mais de 50 quilos;
  • Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
  • Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
  • Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
  • Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
  • Para quem teve Covid-19, pode doar sangue, 10 dias após a cura.

Endereços de coleta em Belém

*Hemocentro Belém
Tv. Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, 7h30 às 18h, e no sábado, das 7h30 às 17h.
Contato: 0800 280 8118.

*Posto de coleta Castanheira
Rodovia BR-316, KM 01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira. (em frente à entrada do Shopping Castanheira).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
Sábados, das 7h30 às 17h.
Domingos, das 8h às 15h.
Contato: 0800 280 8118.

Posto de coleta do Pátio Belém
Tv. Padre Eutíquio, n° 1078, Bairro Batista Campos.
(Estação Cidadania, 1º Piso do Shopping Pátio Belém).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30.

Com informações Thays Garcia (estagiária)