Coleta de sangue em parceria com o Ophir Loyola e a Polícia Civil

Text_2

Para tentar reverter a significativa redução no estoque de sangue, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) tem investido em parcerias para a realização de campanhas externas de coleta de sangue. Nesta semana, haverá ação em dois locais diferentes: na sede da Polícia Civil e também em frente ao Hospital Ophir Loyola.

Nesta terça-feira, dia 13, a campanha será realizada na sede da Polícia Civil, que fica na Avenida Magalhães Barata, de 8h às 16h. Nas dependências da unidade, será montada toda a estrutura para coleta de sangue, com recepção de doadores, triagem, sala de coleta e cantina. Já no dia 14, a campanha será com a Unidade Móvel que vai estar em frente ao Hospital Ophir Loyola, também de 8h às 16h.

Segundo a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, as campanhas externas fazem parte da política de descentralização da coleta de sangue da Fundação Hemopa. “Nossa idéia é realmente facilitar o acesso do voluntariado à doação de sangue. Nosso estoque de sangue está constantemente baixo e, essas campanhas externas, fazem toda a diferença”, ressalta.

Parcerias – Várias campanhas, internas e externas, foram agendadas para este mês. Dia 6, foi realizada ação no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Dia 8, com alunos da Faculdade Pan Amazônica (Fapan), unidade Mundurucus. Dia 9, em parceria com o Programa Saúde Família (PSF) da Radional II.

O cronograma segue com campanha no dia 17, no colégio Pequeno Príncipe Avante, na avenida Augusto Montenegro, de 8h às 16h. Dia 20, ação volta à Fapan, mas na unidade da Vileta, de 8h às 17h. No dia, 22, é a vez do Hospital Maradei, de 8h às 17h. Dia 25, haverá ação com a Unidade Móvel, na Praça da República, de 8h às 19h. E de 26 a 30, na Estação Cidadania Icoaraci, de 8h às 13h.

Juciara Farias ressalta que o hemocentro está aberto às novas parceria para incrementar o número de comparecimento de doadores para reforçar o estoque técnico de sangue, assim, atender integralmente a demanda transfusional da rede hospitalar, atualmente com 200 hospitais.

Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

Serviço– Nos pontos fixos, as doações de sangue podem ser feitas na sede do Hemopa (Padre Eutíquio, 2109) quanto na Estação de Coleta Castanheira (acesso ao Pórtico Metrópole), de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábados, de 7h30 às 17h. Na Estação de Coleta Pátio Belém (primeiro piso do Shopping Pátio Belém), de segunda a sexta-feira, de 10h às 17h. E sempre na última semana do mês, dentro da Estação Cidadania Icoaraci (Lopo de Castro, 78), de 8h às 13h. Mais informações: 0800 280 8118.