Cruz Vermelha comparece ao  Hemopa para abastecer o estoque

Text_2

 

O vermelho é uma cor característica da instituição, mas também representa sangue, vida. E é com este propósito que a Cruz Vermelha mobilizou os voluntários para uma manhã de doação de sangue no Hemocentro de Belém.

“Dentre os princípios fundamentais da Cruz Vermelha está a humanidade e a doação de sangue está inserida neste contexto. A gente está com a expectativa de mobilizar, pelo menos, 150 voluntários para que venham fazer este ato de solidariedade”, destacou Carlos Moraes, coordenador da Cruz Vermelha no Pará.

Além disso, a instituição também atendeu ao chamado da Campanha ‘SOS Amapá’ da Fundação Hemopa.  “A dor do outro, dói na gente também. Esta é a minha segunda doação e fico muito feliz em poder ajudar ao próximo, pois penso que algum dia outras pessoas podem me ajudar”, destacou Huane Leal, recepcionista e voluntária da Cruz Vermelha.

Neste sábado (14), A Fundação Hemopa vai enviar 140 bolsas de sangue para o Hemocentro do Amapá que teve que ficar 4 dias sem realizar a coleta de sangue no estado por causa do apagão. “Queremos minimizar este impacto ao estoque de sangue do Amapá. Por isso precisamos convocar os nossos doadores, que compareçam nas nossas unidades de coleta para doar sangue e assim ajudar não só a nossa rede hospitalar, mas também a dos nossos vizinhos que estão passando por dias cruéis, sem água, sem energia elétrica e sem sangue para quem precisa para continuar lutando pela vida”, destacou Juciara Farias, gerente de captação de doadores.

A voluntária Bruna Ferreira tem 21 anos e não pode doar desta vez. Mas a visita ao Hemocentro não foi em vão. Ela entrou para o Registro Nacional de Doadores de Medula óssea – Redome. “É um ato que sempre quis fazer. Infelizmente não fui habilitada para doação de sangue, mas assim que estiver com índice melhor de anemia, voltarei para doar”.

A doação de sangue é essencial para centenas de pacientes que lutam contra o câncer e outras doença do sangue. Por isso a necessidade de voluntários é diária. E para se tornar um doador de sangue é simples. O cidadão precisa estar em boa condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal) e pesar  acima de 50 kg.

No momento do cadastro é obrigatória a apresentação de um documento de identificação oficial, original e com foto que pode ser o RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho.

Neste período de pandemia, quem teve Covid-19 é necessário esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o último contato.

Clique aqui e veja o endereço e funcionamento de todas as unidades de coleta de sangue no Pará.