Dia da Infância: Fundação Hemopa comemora avanços na assistência, projetos e ações de humanização

Text_2

No Dia Mundial da Infância, comemorado nesta terça-feira (21/03), a gestão  da Fundação Hemopa celebra a data com várias conquistas na assistência aos “pequenos pacientes” hematológicos atendidos na sede do hemocentro, em Belém. O banco de sanguel realiza projetos e ações de educação, humanização e atividades lúdicas que contribuem para a melhoria e bem-estar deste usuários.
Entre os projetos oferecidos, destaca-se, o convênio de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que ano passado, implantou no Hemopa a Classe Hospitalar, Programa da modalidade Educação Especial que garante os direitos educacionais aos usuários com patologias do sangue em idade escolar, permitindo que os atendidos pelo centro continuidade sua escolarização.

Classe Hospitalar do Hemopa com seus “pequenos” pacientes

O atendimento inclusivo é realizado no espaço de acolhimento, em uma sala montada no segundo andar do Hemopa, que é  equipada para acolher as crianças em tratamento ambulatorial, enquanto aguardam consultas e/ou exames, incluindo usuários com deficiência. As ações do Programa Classe Hospitalar, dentro dos respectivos hospitais e casas de apoio, são coordenadas, supervisionadas e assessoradas por profissionais da Seduc e representantes das instituições atendidas pelo programa. No Hemopa, o convênio disponibiliza 100 vagas, pela manhã e à tarde, destinadas para alunos pacientes com alguma impossibilidade de freqüentar o ensino regular .
A coordenadora do programa, Fernanda Costa da Seduc, destacou a importância e amplitude do projeto. “Atualmente, o programa esta em dez espaços, entre vários hospitais, casas de apoio e abrigo, atendemos em média 600 alunos, mensalmente”.
A coordenadora do programa, Fernanda Costa da Seduc, destacou a importância e amplitude do projeto. “Atualmente, o programa esta em dez espaços, entre vários hospitais, casas de apoio e abrigo, atendemos em média 600 alunos, mensalmente”.

A pedagoga da Gerência Sóciopsicopedagógica do Hemopa,  Joyce Cunha, frisou a importância do projeto. “O nosso ano letivo iniciou em fevereiro deste ano. Ele é fundamental na vida dos nossos pacientes infantis para educar, ensinar, alfabetizar e fazer parte não só do tratamento, mas, para acompanhar o crescimento dessas crianças fazendo parte do processo educacional da vida delas”.

Milene Tássila Oliveira, de 32 anos, é mãe do Adriel Madson Chaves de Oliveira, de 12; e do Andrew Marlison Chaves, de 4, ambos são pacientes infantis da Fundação Hemopa e fazem parte da turma de alunos. Ela conta a diferença que as aulas fazem na vida dos seus dois filhos. “Tem muita importância para vida deles, que estão crescendo e recebendo esse suporte educacional que melhora a qualidade de vida deles. Só tenho a agradecer a equipe do hemocentro que nos apoia. Mus filhos são mais felizes e animados por receberem as aulas e interagirem com seus coleguinhas de classe”. Atualmente, a Fundação Hemopa tem cerca de 16.500 pacientes em atendimento ativo, entre crianças, adultos e idosos.

Os filhos de Milena aprendem e se divertem na classe escolar do Hemopa

Doações– Para dar maior suporte aos alunos da Classe Hospitalar, a Fundação Hemopa, arrecadou material escolar junto aos participantes o Programa de Residência Multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia, que contou com o auxílio do Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nepes), entre os materiais arrecadados estão cadernos, lápis de cor, borrachas, canetas, massinhas de modelar.

Humanização – Entre os projetos desenvolvidos na “Brinquedoteca”, na sede do Hemopa, há o “Acolhendo sentimentos e emoções através da contação de histórias”, que foca no estímulo à leitura com os pequenos usuários assistidos pela equipe multiprofissional do hemocentro, nos dias de quinta-feira, junto com atendimento pediátrico. De acordo com Joyce, lá as crianças podem contar com jogos educativos, brinquedos, recursos pedagógicos, desenhos. O brincar é a essência da infância”.

Milena Tarcila e os filhos

Por Vera Rojas (Ascom Hemopa)

Com informações de Thays Garcia (Estagiária)