Doação de sangue é essencial para a luta contra o câncer

O tratamento hematológico é essencial também para quem luta contra o câncer. As transfusões de sangue e plaquetas restabelecem o quadro de saúde do paciente, melhorando o estado clínico e diminuindo a sensação da dor.

Uma das instituições parceiras do Hemocentro Regional de Santarém é a ‘Casa Rosa’, que oferece apoio de moradia e alimentação para mulheres em tratamento oncológico no município. Todos os anos, a equipe de trabalho da Casa Rosa realiza campanhas de mobilização de doadores voluntários.

Francisca Dias, uma das integrantes do projeto Casa Rosa, diz que essa campanha já faz parte do calendário da instituição. “Nós entendemos muito bem como muitas pessoas precisam de transfusão. Um dos nossos princípios, na Casa Rosa, é de ajudar ao próximo. E a doação de sangue é uma forma de ajudar. Uma missão que a gente realiza com muita alegria”, destacou.

O Hemocentro Regional de Santarém atende mais de 20 unidades hospitalares na região Oeste do Pará. Um dos que mais demanda bolsas de sangue é o Hospital Regional que atende pacientes oncológicos, de acordo com a Telma Suanne, assistente social do Hemopa Santarém.

“Essas parcerias são de extrema importância, principalmente, para os pacientes que têm câncer. Somos admiradores do trabalho desenvolvido pela Casa Rosa e mais ainda por estarem sempre com o Hemopa nesta mobilização de doadores de sangue”, destacou.

Para doar – O voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal. E se for primeira doação, até 59 anos), pesar mais 50kg, estar bem de saúde e alimentado no dia da doação. É importante ressaltar que no momento do cadastro, o voluntário deve estar com uma carteira de identidade oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte).

Quem teve covid-19, deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.

Hemocentro de Santarém fica na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho). O atendimento é segunda a sexta, das 7h às 12h30. Contato: (93) 3524-7550.