Doação de sangue é tema de Sessão Especial na Câmara Municipal de Belém

Na manhã desta segunda-feira, 29, a doação de sangue foi tema da Sessão Especial da Câmara dos Vereadores de Belém. Josias Higino, presidente da Casa, convidou a diretoria da Fundação Hemopa para debater com a sociedade sobre “situação da dificuldade da doação de sangue no município de Belém”.

Para compor o Plenário, além do vereador Higino, Paulo Bezerra, presidente da Fundação; Luciana Maradei, diretora Técnica e; Taissa Amador, diretora Administrativa-Financeira.

Foi chamada também uma representante da sociedade civil, Maria Antonia da Costa, autônoma e doadora de sangue há mais de 20 anos. Ela falou sobre a dedicação que tem à causa. “Eu comecei a doar por uma necessidade de familiares meus. Posso dizer que me sinto honrada em poder servir ao meu próximo doando um pouquinho daquilo que eu tenho. Hoje estou bem, mas um dia posso precisar de pessoas que façam esse mesmo gesto de amor ao próximo”, destacou a doadora.

O vereador Higino contou aos presentes que há 15 anos precisou do auxilio do Hemopa. “Passei por uma cirurgia de coluna. Precisei de bolsas de sangue e hoje, depois de 15 anos, tenho 8 pinos na costa, mas consigo fazer tudo que tenho que fazer. E após o tempo de recuperação da cirurgia, com a liberação médica, eu voltei a doar. De 4 em 4 meses, estou no Hemopa fazendo a minha doação. Porque assim como eu precisei, muitas e muitas pessoas estão nos prontos socorro, na Santa Casa, no Maradei, seja lá qual for o hospital, tem gente precisando de transfusão de sangue”, compartilhou o vereador.

As diretoras do Hemopa, Taissa e Luciana, agradeceram a oportunidade de debater sobre a causa da doação de sangue em plenário, possibilitando alcançar muitas pessoas que acompanham os vereadores do município. E o presidente da Fundação complementou: “O nosso trabalho é árduo, diário, não só em Belém e região metropolitana, mas também em todo o estado. Nós precisamos cada vez mais dessa conscientização, da importância da doação de sangue como ato solidário e contínuo. Principalmente, tornar esta mensagem comum entre o público jovem que são nossos doadores do futuro. Agradecemos, profundamente, este momento na câmara”, disse Paulo Bezerra.

A unidade móvel de coleta de sangue da Fundação Hemopa também foi mobilizada para estacionar em frente à Câmara dos Vereadores, pela Travessa do Chaco, para atender ao público presente.

“Atualmente, com um reflexo de um Governo Estadual que está investindo, promovendo melhorias na área da saúde pública e, aumentando o atendimento hospitalar, também proporciona o aumento da demanda transfusional. E a nossa unidade móvel tem um papel estratégico que é de percorrer a cidade para levar os serviços de coleta de sangue para mais próximo do cidadão e assim garantir o abastecimento do estoque”, concluiu o presidente da Fundação.

A unidade móvel vai ficar até às 15h em frente a Câmara Municipal de Belém, na Travessa do Chaco, entre as Avenidas Almirante Barroso e Rômulo Maiorana.

Para doar

O cidadão precisa seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg; estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.

Mais informações 3110.6500 /0800 280 8118.