Doações de sangue no final de semana vão beneficiar mais de 650 pacientes

Fundação Hemopa fez programação prévia à campanha “Neste Carnaval, ganhe 10 no quesito solidariedade. Doe sangue, salve vidas!”, que ocorrerá de 1° a 28 de fevereiro

A programação de Carnaval da Fundação Hemopa no final de semana, sábado (28) e domingo (29) vai beneficiar mais de 650 pacientes internados na rede hospitalar pública e privada do Pará. As ações estratégicas para reforçar o estoque de sangue foram realizadas nos municípios de Belém e Castanhal (na Região Metropolitana), Santarém e Altamira (no Oeste) e Tucuruí (no Sudeste). A ação precedeu à campanha “Neste Carnaval, ganhe 10 no quesito solidariedade. Doe sangue, salve vidas!”, que será promovida de 1° a 28 de fevereiro.

No sábado, a sede da Fundação Hemopa, no bairro de Batista Campos, em Belém, incentivou a solidariedade e a conscientização sobre a importância da doação de sangue, especialmente neste período do ano, quando a demanda pelo estoque técnico do Hemocentro aumenta devido ao feriado.

A ação foi realizada em frente ao prédio reunindo blocos de voluntários, que ajudam a garantir o atendimento com doações regulares. A mobilização contou com a participação das escolas de samba Rancho Não Posso Me Amofiná, Império de Samba Quem São Eles e A Grande Família, da bateria da Escola Crias do Curro Velho. Também participaram as caravanas solidárias das torcidas do Clube do Remo e Paysandu, e grupos voluntários, como o Artcosplay, do estabelecimento de ensino Grau Técnico Belém Centro, e aproximadamente 50 doadores do município de Tomé-Açu, do nordeste paraense.

Otimismo – O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, agradeceu a participação de todos na mobilização. “É animador ver esta demonstração de solidariedade, que vai reforçar o estoque de sangue para atendimento pleno das solicitações transfusionais dos mais de 200 hospitais do Estado. Nossa campanha de Carnaval iniciará dia primeiro e vai até final de fevereiro. Estamos bem otimistas quando ao êxito de nossa ação”, ressaltou o gestor, enfatizando a necessidade da doação de sangue.

Entre os voluntários estava a estudante e torcedora do Paysandu, Amanda Farias, 18 anos. Ela disse que soube da mobilização acompanhando as redes sociais do clube. “Eu já sou doadora frequente, e acho muito lindo o meu clube de coração incentivar os seus torcedores a participarem dessa ação maravilhosa que é doar sangue. É notória a alta demanda de bolsas de sangue nos hospitais. Então, ver a iniciativa de um time reconhecido por todo o Norte e poder ajudar com o meu sangue é algo muito gratificante”, afirmou Amanda.

A coordenadora do Grupo ArtCosplay, Amanda Reis, 26 anos, que participou da ação no sábado, disse que “a gente sempre busca fazer ações sociais em creches e hospitais. Nós utilizamos a nossa influência e convocamos as pessoas que têm amor pelo Cosplay para doar sangue”, contou Amanda, que integrou o grupo de quase 50 pessoas vestidas como super-heróis.

A gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, Juciara Farias, agradeceu aos voluntários e convidou a população a aderir à campanha em fevereiro. “Integre o nosso bloco dos voluntários, que ajudam a garantir uma festa tranquila para quem vai cair na folia e também para quem precisa de doações regulares”, reiterou.

Caravana – Participante da caravana “Juntos somos fortes”, de Tomé-Açu, Cláudia Kalliman, 57 anos, há 11 anos é responsável pela organização do grupo. Tudo começou quando ela ajudou uma criança com câncer que precisou de transfusão. “Hoje conseguimos reunir cerca de 50 voluntários. São pessoas que trabalham durante a semana e no sábado têm folga. O ato de ajudar é maravilhoso; salvar vidas é tudo. Gostaria de agradecer a todos que ao longo desses 11 anos vêm participando das caravanas. Nossa expectativa é aumentar cada vez mais o número de voluntários”, adiantou.

O presidente do Paysandu, Maurício Ettinger, também participou da campanha no sábado e ressaltou a importância de todos os torcedores do Estado aderirem às campanhas. “A doação de sangue é fundamental. É uma campanha muito bonita, e que o Paysandu faz questão de participar. Porém, a mensagem vai não só para a torcida do Paysandu, mas sim para todas as torcidas. Doar sangue é uma ação de cidadania linda, e todos devem participar”, reforçou Maurício Ettinger.

Critérios para doar sangue:

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Por Vera Rojas (HEMOPA)