Doe sangue o ano todo

Text_2

A cada mês do ano, o calendário lembra uma data comemorativa. Umas viram motivo de festas e reuniões familiares. Mas desde 2020, a pandemia tem impossibilitado algumas  celebrações. Porém, tem uma ação em especial que é possível fazer em qualquer dia e pode ser a celebração de uma vida nova: a doação de sangue.

A Fundação Hemopa lança mais uma campanha ‘Doe sangue o ano todo’. Um ato simples e que pode salvar vidas está sendo inibido por causa do cenário de pandemia. O comparecimento de doadores de sangue têm diminuído substancialmente, o que compromete o estoque de bolsas disponível para a rede hospitalar.

O número de voluntários presentes apresentou uma queda significativa.

“A gente sempre lembra à todos que não existe remédio que substitua uma transfusão sanguínea. Por isso é sempre bom repassar essa consciência de que a doação de sangue pode salvar até 4 vidas. E que, sendo pessoas saudáveis,  é importante manter a regularidade da doação durante o ano”, ressalta Raquel da Cunha, enfermeira da sala de coleta do Hemopa. Mulheres, podem doar sangue de 4 em 4 meses e, homens a cada 3 meses.

Samantha Cervantes, enfermeira que atua em UTI Neonatal compareceu ao Hemocentro, em Belém, para fazer a doação. Ela vivencia de perto a situação de pacientes que, muitas vezes, acabaram de nascer e já necessitam de uma bolsa de sangue. “A gente vê muito paciente que depende desse sangue para sobreviver e aguarda, por vezes, mais de 12 horas, porque não tem bolsa disponível em estoque. Então aproveitei que estou de férias e vim ao Hemopa doar”.

Doadora Samantha ao lado do técnico Jefferson.

A Fundação Hemopa está cumprindo com toda a política de higienização do ambiente que exige os órgãos de vigilância sanitária para o combate ao novo coronavírus. Todas as unidades de coleta de sangue no Pará oferecem um espaço seguro ao doador. As cadeiras de doação são higienizadas com álcool 70% a cada uso e o distanciamento entre elas também foi respeitado.

Como estratégia de atendimento ao público, a  Fundação ampliou o atendimento aos sábados, neste mês de fevereiro, em outros 3 municípios. Além de Belém, que já abre em todos os sábados, os municípios de Castanhal, Marabá e Santarém, também vão atender neste dia.

“Precisamos superar as dificuldades e continuar com a nossa missão de mobilizar os voluntários até as nossas unidades de coleta para doar uma bolsa de sangue. Mesmo com a pandemia, os pacientes continuam precisando de transfusão e, muitas vezes, esse é a única forma de salvar aquela vida. Por isso, estamos traçando estratégias que facilitem ao cidadão, o acesso aos nossos serviços”, ressaltou Paulo Bezerra, presidente da Fundação Hemopa.

Quem pode doar sangue

O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
  • Pesar mais de 50 kg
  • Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.

Clique aqui e veja a unidade de coleta mais próxima de você e faça a sua doação de sangue.