Em Redenção, agentes comunitários de saúde doam sangue ao Hemonúcleo local

Text_2

O Hemocentro reconhece o valor da ação dos servidores na parceria de manutenção do estoque de sangue da hemorrede estadual

As agentes de Saúde, Mislene Campos (à esquerda) e Jocirlene Sousa mostram-se satisfeitas por protagonizarem o ato de solidariedade.Com o intuito de reforçar o estoque técnico de sangue do Hemonúcleo Redenção (Henre), que faz parte da hemorrede estadual da Fundação Hemopa, os agentes de saúde do município deram  exemplo de solidariedade na manhã desta terça-feira (15), com a mobilização da categoria na divulgação das campanhas e ações estratégicas de captação de doadores e, sobretudo, com a doação de sangue efetiva.

Entre os profissionais, estava a agente Mislene Campos, de 40 anos. Ela já é uma experiente doadora de sangue. “Estou aqui no Hemopa doando sangue porque é um ato de amor ao próximo e que salva vidas. Venha salvar vidas, você também”, disse ela.

Com a mesma euforia de Mislene, estava a colega de trabalho dela, Jocirlene Sousa, de 43 anos. “Tirei o dia de hoje para minha doação de sangue, porque além de ajudar é um ato de amor e muitas pessoas, neste momento, estão precisando”.

A farmacêutica bioquímica do Hemopa Redenção, Sílvia Oliveira, agradeceu a solidariedade do voluntariado da região para manter a regularidade do estoque de sangue. “Os agentes de saúde têm um papel muito importante para a saúde no município. Ao visitar a casa de cada cidadão para evidenciar principais dificuldades dos moradores e conquistam a confiança e a amizade. O Hemopa Redenção vem contando com o apoio destes profissionais na captação de doadores, muitos deles são doadores e incentivam esse ato de amor e solidariedade”.

Sílvia Oliveira reconhece que ninguém trabalha sozinho. “As parcerias são fundamentais para o êxito de nosso trabalho de captação de doadores. Estamos abertos para firmar novas em favor da doação voluntária de sangue. Nosso muito obrigada pelo apoio”.

 Para doar é necessário seguir critérios básicos:

– Estar muito bem de saúde.

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem levar um responsável legal para autorizar a doação voluntária);

– Pesar mais de 50kg;

– Apresentar um documento de identificação oficial com foto, podendo ser RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte. Carteiras de meia passagem e xerox de documento não são aceitas.

Para quem teve Covid-19, precisa esperar 10 dias após a cura para doar sangue. Mas atenção, a contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a Covid-19, deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros.

E para quem teve contato com pessoas com o novo coronavírus, deve esperar 7 dias após o último contato. Não apresentando nenhum sintoma, pode fazer a doação.

É importante lembrar também para quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve esperar 7 dias. E quem se vacinou contra gripe, 48h.

SERVIÇO

O Hemopa Redenção fica na avenida Santa Tereza, S/N, no bairro Centro, com atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. O telefone para contato é (94) 98414.3955.Por Vera Rojas (HEMOPA)