Fim de semana marcado por ações solidárias por todo o Pará

Text_2

A Fundação Hemopa está sempre em busca de estratégias para melhor atender a população e, fomentar o abastecimento do estoque de sangue em todo o Pará. É neste sentido que algumas unidades abriram neste sábado (19) para receber doadores que em dias úteis não conseguem se deslocar até às unidades de coleta.  

Em Belém, além das unidades sede e Castanheira que abrem constantemente aos sábados, o Hemopa também realizou ação externa no Hospital Divina Providência. Entre as doadoras estava Roseane dos Santos Freitas, de 49 anos. Ela é funcionária do Hospital e realizou a doação pela primeira vez. “Eu confesso que tinha medo. Mas também percebi que era uma bobagem porque nós doadores podemos salvar muitas vidas. Então a partir de agora vou doar sempre que possível”, revelou.

O clima, na sede, foi de campanha de carnaval que este ano tem como tema: “Neste carnaval, caia na folia que salva vidas. Doe sangue!”. O Grupo Parananin animou os voluntários e a caravana da Escola de Samba Bole-Bole contribuiu com a folia. As caravanas Liga paraense de Trauma da UEPA, Torcida Papão Rei de Copas e Assembleia de Deus do bairro da Pedreira também contribuíram significativamente. No total foram coletadas 357 bolsas de sangue neste sábado (19), só na capital.

Grupo Parananin no Hemopa Belém.

O Hemocentro Marabá recebeu a caravana de Eldorado dos Carajás, o grupo de Jovens Advogados da OAB e o grupo da Blogueira Thaís Regina. Essas mobilizações renderam 105 bolsas de sangue para o estoque do município.

Em Altamira, o Projeto Vidas por Vidas da Igreja Adventista também fez bonito e mobilizou 42 candidatos à doação. Desses, 38 estavam aptos e puderam concretizar o ato solidário.

O Hemonúcleo de Capanema foi mais uma unidade da Fundação que abriu no sábado (19) e recebeu quase 200 voluntários. O Pelotão BRAVO do Curso de Formação de Praças 2022, Polo Bragança, movimentou mais de 40 voluntários à doação. Também compareceram a caravana da Empresa Haley e grupos dos municípios de Salinópolis, Nova Timboteua e Tracuateua. No total, 118 bolsas de sangue foram coletadas.

Alunos do curso de formação de Praças da PM, Polo Bragança.

Em Redenção, o Hemopa recebeu voluntários da Associação dos Guardas Florestais Operacionais de Redenção e Região – AGFORR. O grupo atua para coibir a degradação ambiental, manejo de animais silvestre resgatados em áreas de floresta. “Estamos sempre à disposição para ajudar a sociedade. Hoje a emergência foi abastecer o estoque de sangue do Hemopa para que a população tenha tranquilidade no feriado de carnaval e nesses momentos com tantas pessoas doentes”, destacou o presidente da Associação, Amarildo Sousa de Abreu.  

Associação dos Guardas Florestais Operacionais de Redenção.

Foram mais de 50 doações de sangue concretizadas. Entre elas, a da voluntária Lucivânia Santos, de 46 anos, que deixou um recado para a sociedade. “Às pessoas que podem doar e são saudáveis, doem! Pois é só ir no Hemopa da sua cidade e fazer este gesto de amor. A doação pode salvar muitas vidas”.