Forças Armadas: 600 militares doam sangue

Text_2

Uma verdadeira força-tarefa em prol da doação de sangue. Assim está sendo a “I Jornada de Doação de Sangue das Forças Armadas” que está reunindo, desde essa segunda-feira, Marinha, Exército e Aeronáutica na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A ação segue até o dia 4 de outubro, no Hemocentro Coordenador, EM Belém. No total, são esperados 600 militares.

A diretora técnica do Hemopa, Ana Luisa Meireles, conta que a redução no número de doadores tem sido uma contante na Fundação; uma preocupação que aumenta com a aproximação da festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. “Pelo momento que estamos vivendo no país, essa iniciativa mostra a importância da união em prol de um bem maior que é a sociedade brasileira. Eles sempre foram muito parceiros nossos, realizando campanhas individuais, mas juntos mostram a força que as Forças Armadas têm”.

Para o vice-Almirante Edervaldo Texeira de Abreu Filho, comandante do 4º Distrito Naval, a Jornada fará parte do calendário das três corporações. “Quando o Hemopa apresentou a ideia de nos juntarmos um uma grande campanha, imediatamente liguei para os comandantes do Exército e da Aeronáutica e eles aceitaram na hora. Nós atuamos juntos em tantas ações pelo Brasil, a doação de sangue passou a ser mais uma que fazemos com tanto amor”.

Brigadeiro Ricardo, General David, diretora técnica do Hemopa Ana Luisa e vice-Almirante Edervaldo

A ideia é compartilhada pelo Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, comandante da Ala 9 e da Guarnição de Aeronáutica de Belém. Segundo ele, “nos sentimos muito felizes com essa ação nas vésperas Círio. Pois sabemos que nossa contribuição fará a diferença, trazendo segurança que haverá sangue no estoque do Hemopa para o período da grande festa religiosa”.

O General de Exército Anisio David de Oliveira Junior ressalta que a Jornada transmite o lema do Exército: “Braço Forte, Mão Amiga”. “O mais importante de tudo isso é poder contribuir com o trabalho do Hemopa e possibilitar tranquilidade para os pacientes. A vida de muita gente depende desse ato”.

Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

http://www.hemopa.pa.gov.br/site/wp-content/uploads/2018/10/Doador-do-Exército.jpg
http://www.hemopa.pa.gov.br/site/wp-content/uploads/2018/10/Doador-Marinha.jpg
http://www.hemopa.pa.gov.br/site/wp-content/uploads/2018/10/Militar-doando-sangue.jpg
http://www.hemopa.pa.gov.br/site/wp-content/uploads/2018/10/Sala-de-Colera-durante-a-campanha.jpg
http://www.hemopa.pa.gov.br/site/wp-content/uploads/2018/10/Doador-Aeronáutica.jpg

Serviço: A “I Jornada de Doação de Sangue das Forças Armadas” segue até o dia 4 de outubro, no Hemocentro Coordenador (travessa Padre Eutíquio, 2109).