Fundação Hemopa festeja o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Text_2

Data comemorada na próxima sexta-feira (25) terá programação especial dedicada às pessoas que de modo anônimo ajudam a salvar vidas

Um clima de festa e agradecimento. Esta será a temática comemorativa do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, festejado na próxima sexta-feira (25), na hemorrede estadual em Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Altamira, Tucuruí, Redenção, Capanema e Abaetetuba, para parabenizar pessoas anônimas que salvam vidas.

“Na Copa da Vida, todos os doadores são campeões”. É o tema da campanha, que teve início dia 3 deste mês, e vai até o dia 30, deste mês. O objetivo é aumentar o número de doações de sangue para atendimento integral da demanda transfusional da rede hospitalar de baixa, média e alta complexidade, especialmente, pacientes em  urgências, emergências, oncológicos e trauma.

Este ano, a Fundação celebra a data com uma média mensal de aproximadamente cinco mil coletas, que faz o atendimento transfusional da rede hospitalar pública e privada, mas que precisa, diariamente, do apoio da população para manter a regularidade do estoque de sangue.

A campanha de novembro, a maior e mais importante do calendário da hemorrede brasileira oferece suporte para o atendimento das demandas hospitalares em dezembro, cujo período e férias e festas de final de ano impactam no número de bolsas coletadas.

Programação – Alinhada ao clima da Copa do Mundo, no dia 25, no ponto alto da comemoração pelo Dia Nacional do Doador de Sangue, haverá certificação dos vencedores da Gincana Solidária. A ação mobilizou órgãos públicos estaduais, inclusive, hospitais públicos, que enviaram doadores, ao longo de novembro. Também, haverá os parabéns com direito a bolo temático da campanha. A comemoração será encerrada com apresentação de grupos culturais.

Para doar sangue é preciso:

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário o intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Por Vera Rojas (Hemopa)