Fundação Hemopa inicia a semana com mais de 800  bolsas de sangue no estoque

Material beneficiará cerca de 3.360 pacientes internados na rede hospitalar pública e privada do Estado, composta por mais de 200 unidades hospitalares

A Fundação Hemopa inicia a semana com  840 bolsas de sangue coletadas em Belém, e, ainda, no Hospital Municipal de Rondon do Pará, também, em Tucuruí, Altamira, e Santarém. O material beneficiará cerca de 3.360 pacientes internados na rede hospitalar pública e privada do Estado, composta por mais de 200 unidades hospitalares de baixa, média e alta complexidades.
Em Belém, entre sábado 11 e domingo 12, houve registro de 359 coletas de sangue na sede do Hemopa, em Batista Campos e na Unidade de Coleta Castanheira, que contou com a solidariedade de voluntários de Belém, entre eles esteve a militar do Corpo de Bombeiros, Greicielle Rodrigues Braga, 31 anos.
“É maravilhoso o sentimento de ajudar o próximo, através da doação de sangue. Seria bom se todos tivessem essa conscientização, de sempre estar participando de campanhas, para suprir a necessidade das outras pessoas que estão internadas ou fazendo tratamento”, disse a voluntária.

Marabá – No Hemocentro Regional de Marabá realizou campanha externa em parceria com o Hospital Municipal de Rondon, que contabilizou saldo positivo de 200 bolsas de sangue coletadas. Também nos dias 11 e 12.

Castanhal – Já a equipe do Hemocentro Regional de Castanhal recebeu a Caravana Solidária em parceria com a Igreja Adventista do 7º Dia, por meio do projeto “Vida por Vidas” que contabilizou o total de  138 coletas de sangue. Entre os voluntários da campanha esteve Luciene de Sousa, 45 anos, contribuindo com a sua doação.

“Nos mobilizamos como juventude para fazer parte desse movimento, que é um projeto especial para a Igreja Adventista. Sempre  desejamos, do fundo do coração, doar sangue”, ressaltou a voluntaria, afirmando que os jovens  pretendem sempre dar continuidade ao projeto.

“Neste ano de 2023 estamos dando continuidade no Vida por Vidas para que sempre em tempo apto, possa  ajudar a abastecer o estoque de sangue, através da nossa doação. É muito importante que os jovens possam ouvir esse apelo e participar. Todos nós somos heróis, e temos um super poder, que é doar sangue  e salvar vidas”, ressaltou a doadora de sangue.

Redenção – No Hemonúcleo de Redenção, a campanha de sábado contou com a parceria da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (Fesar). Ação faz parte do torneio poliesportivo “Intramed”, que teve a doação de sangue como categoria de ação social escolhida pelos alunos.

Estudante de medicina, Isabela Oliveira Campelo foi a primeira doadora da campanha e elogiou a iniciativa. Ela considera o ato de extrema importância para ajudar os diversos pacientes que precisam dos hemoderivados para sobreviver, ou para melhor qualidade de vida.

“O que mais me motivou a vir foi a chance de ajudar alguém. Quero agradecer a atlética por ter incentivado os alunos e por possibilitar na minha vida um ato que eu pretendo realizar frequentemente”, comentou Isabela. Ao fim da doação, a estudante contou que estava com a sensação de “dever cumprido”, e muito feliz pela coragem e possibilidade de doar.

A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social, Juciara Farias, agradece a cada voluntário que reserva um pouco do seu tempo para salvar vidas, doando sangue. “Nossas ações dependem de todos vocês para garantir atendimento transfusional satisfatório no Pará. Convide parentes e amigos para doação de sangue. Disponibilizamos 11 serviços de coletas de sangue. Doe sangue no Hemopa mais próximo de você, salve vidas!”.

Instituições interessadas em firmar parceria para promoção da doação voluntárias de sangue,  podem entrar em contato com a Gerência de Captação de Doadores (Gecad), de segunda a sábado, de 8h às 17h, pelo telefone: 3224.5048 / 08002808118.

Critérios para doar sangue:

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Por: Vera Rojas (Ascom Hemopa)
*Com informações de Thays Garcia (estagiária)