“Gincana Instituição Cidadã – Todos doando sangue pelo Pará”

Text_2

Dentro da programação elaborada para comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntários de Sangue, durante todo o mês de novembro, destaca-se também a “Gincana Instituição Cidadã – Todos doando sangue pelo Pará”, que será realizada em parceria com a rede de órgãos do estado, de 03 a 23/11.

A ação estratégica tem o intuito de estimular o ato de generosidade entre servidores públicos e, dessa forma, contribuir para elevação do número de coletas no Pará que, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), vem enfrentando desafios para manter o estoque regular de sangue para atendimento satisfatório da demanda transfusional da rede hospitalar pública e privada do Pará.

Até o momento, 26 órgãos públicos do estado confirmaram participação na gincana promovida pela Fundação. De acordo com a organização do evento, cada órgão estará responsável pelo encaminhamento dos voluntários até uma unidade de coleta do Hemopa.

No entanto, caso haja interesse, o Hemocentro Coordenador em Belém, disponibiliza transporte de grupos a partir de 15 pessoas, por meio do projeto “Caravana Solidária” que, logo após a doação de sangue, deixa os voluntários no local de origem.

Para tanto, há necessidade de cadastramento prévio junto a Gerência de Captação de Doadores (Gecad), através do 3224.5048, de segunda a sábado, de 8h às 17h.

Muito importante ressaltar que no momento do cadastramento para doação de sangue, o voluntário cite sua instituição de origem para conferir ponto à gincana.

O resultado da gincana será no dia Nacional do Doador de Sangue, em 25/11, às 10h, no Hemopa, que na oportunidade, certificará todas as instituições participantes da gincana, bem como o vencedor o certame.

O sucesso da ação depende, diretamente, da divulgação do evento juntos aos servidores públicos, denotando que a campanha promove a vida, por meio de um simples gesto: a doação de sangue!