Governador entrega Hemopa Abaetetuba ampliado e reconstruído

O governador do Pará, Helder Barbalho, entregou, nesta sexta-feira (1º), a reconstrução do prédio do Hemonúcleo de Abaetetuba (Henab), no Baixo Tocantins. O investimento de R$ 285.164.44, inclui a ampliação de espaço dos setores da área técnica, troca da estrutura e impermeabilização do telhado, entre outros serviços.

A lista da obra de reconstrução inclui também a adequação do sistema elétrico, revisão hidráulica, pintura geral na área interna, modernização do sistema de refrigeração, aquisição de novas cadeiras de doador de sangue, troca dos televisores da pré-Triagem e coleta e unificação das salas da Imunologia e Distribuição.

O Hemopa Abaetetuba foi somente uma entre as entregas feitas pelo governador no município, nas áreas da saúde, educação e da pavimentação. “É um conjunto de ações, fruto de parcerias desse momento especial, construído aqui, em Abaetetuba, em favor do povo dessa querida cidade”, afirmou Helder Barbalho.

A finalização das obras no Hemopa assegura um ambiente mais seguro e confortável a todos que transitam pela unidade de coleta de sangue. A unidade faz parte da hemorrede estadual da Fundação Hemopa, composta por mais 10 unidades, em Belém e interior.

Entre os beneficiados com a entrega das obras de reforma e melhorias estava o doador Pedro Alírio, que doou sangue nesta sexta-feira e participou do evento comemorativo na unidade. “O espaço  se tornou muito mais convidativo. O atendimento dos servidores faz total diferença, são muito atenciosos e cuidadosos com os voluntários a doar”, elogiou o voluntário, que aproveitou para doar sangue.

“Hoje fiz uma grande ação com minha doação de sangue, recomendo muito, por que é de grande emoção estar salvando várias vidas. Você pode ter um grande avanço como ser humano, e a humanidade é beneficiada com isso, que é um grande ato de amor e solidariedade”, destacou Pedro Alírio, que também é militar do Exército Brasileiro.

Sem esconder a satisfação pela entrega da reforma da unidade, a gerente do Hemonúcleo, a biomédica, Alana da Silva Cruz, agradeceu ao Governo do Pará. “Agora, teremos mais condições de multiplicar a esperança na vida de mais pessoas. Os benefícios das obras vão beneficiar servidores, doadores e todos que passam pela unidade. É um presente do governador Helder Barbalho à população da região”.

Alana da Silva Cruz, Biomédica e gerente do Hemonúcleo.

O serviço de coleta de sangue da Fundação Hemopa em Abaetetuba atende, mensalmente, uma média 350 doadores do Baixo Tocantins. O Henab é responsável pelo abastecimento de 20 hospitais da região e quatro Agências Transfusionais (AT), subdivididos nos municípios de Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Mocajuba, Moju, Muaná e Tailândia.

O auxiliar Técnico em equipamento biomédico, Lucas Melo, 23 anos, é um dos voluntários da doação de sangue da região. “Não sabemos o dia de amanhã. Sou doador há 2 anos, quando vejo gente pedindo nas redes sociais, vou lá e faço a doação”.

Ele também presenciou a entrega a reforma do Hemopa de Abaetetuba. “Com certeza é uma melhora importante, que vai impactar no desempenho do setor e o recebimento de futuros doadores, aumentando a esperança de salvar vidas”, ressaltou.

Para o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, presente em Abaetetuba, o dia foi especial e marcou o início de uma série de melhorias nas áreas da hemoterapia e hematologia no Pará. “Só tenho a agradecer o apoio do governador Helder Barbalho pela sensibilidade do investimento que vai salvar e transformar muitas vidas, não apenas aqui na região, mas em todo Pará, com apoio à descentralização do atendimento e obras de melhorias onde temos serviços de coleta de sangue no Estado. A vida agradece”.

Alana da Silva Cruz (Gestora do Hemonúcleo) e Paulo Bezerra (Presidente da Fundação Hemopa)

Em 2021, o Henab teve um aumento de 15% do número de captação de doadores de sangue, quando comparado com o ano de 2020 e obteve um aumento de 12,5% na taxa de distribuição de bolsas.

SERVIÇO
O Hemopa Abaetetuba fica na avenida Santos Dumont, S/N, no bairro São Lourenço. O atendimento será de de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 98568.3396.

Por Vera Rojas (Ascom Hemopa)