Hemocentro de Santarém realiza ação itinerante em Uruará e coleta 182 bolsas de sangue

Militares do Exército Brasileiro  que fazem parte da Segunda Equipe do 51° Batalhão de Altamira fizeram parte da primeira Campanha de coleta de sangue no município de Uruará  e contribuíram para o sucesso da ação. Durante os dois dias de coleta, 16 e 17, compareceram 194 voluntários, dos quais 182 estavam aptos e puderam efetuar a doação de uma bolsa de sangue.

O atendimento foi realizado em parceria com o Hospital Municipal de Uruará que ofereceu a estrutura para a coleta de sangue dos doadores. Na unidade também funciona a recém inaugurada, pelo Governo do Pará, Agência Transfusional de Uruará que atende 4 hospitais da região transamazônica. O Hemocentro de Santarém é a unidade da Fundação responsável por abastecer a Agência Transfusional de Uruará e promover a cobertura hemoterápica, além do suporte ao atendimento hospitalar e ambulatorial.
Primeira doação de Vanuza Silva.

Vanuza Silva tem 42 anos conseguiu fazer a primeira doação de sangue. “Eu sempre quis doar e quando soube que o Hemocentro de Santarém vinha até Uruará fazer a coleta de sangue. Vim logo”, disse.

Esta atividade faz parte do projeto de descentralização dos serviços realizados pela Fundação Hemopa. O objetivo é estar mais perto da população e assim mobilizar e conscientizar a sociedade para a importância social da doação de sangue. Uma vitória comemorada pelo gestor do Hemopa Sanatrém, Joaquim Araújo.

“Um campanha histórica, pois há 30 anos que o Hemocentro de Santarém faz a distribuição do sangue no Oeste do Pará e esta é a primeira vez que foi realizada uma campanha externa numa cidade localizada na transamazônica. Com o empenho de toda a equipe, tivemos essa felicidade de fazer a campanha com sucesso. Só temos motivos para agradecer à população de Uruará e todos os nossos colaboradores”, destacou.

O Hemocentro Regional de Santarém atende 22 hospitais, dentre eles estão 10 Agências Transfusionais, distribuídos em 20 municípios da região Oeste do Pará. O serviço transfusional é ininterrupto e por isso o estoque de sangue das unidades da Hemorrede devem estar sempre aptos a atender a demanda da rede hospitalar.
“Nossa missão é salvar vidas e para isso não medimos esforços. As campanhas externas itinerantes nos permitem alcançar novos doadores e ainda mostrar para toda a sociedade a importância deste gesto simples. Além disso, é de suma importância o Hemopa estar presente com o seu controle de qualidade, segurança transfusional e distribuir hemocomponentes para todos que precisam”, destacou o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra.