Hemocentros do Brasil se unem em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue

Campanha “Somos todos do mesmo sangue” é inédita no país.

A Fundação Hemopa e os hemocentros de todo país se unem, a partir de segunda (23), para a realização da campanha “Somos todos do mesmo sangue”, em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro.

A ação é inédita e tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

Cada hemocentro vai desenvolver ações locais com os doadores para incentivar a participação. Aqui no Pará, desde o início do mês de novembro está acontecendo a ação “Gincana Instituição Cidadã – Todos doando sangue pelo Pará”, que reúne caravanas de servidores públicos dos órgãos do governo do estado numa corrente solidária pela vida. Todas as instituições participantes receberão certificados em agradecimento a adesão à campanha que salvará milhares de vidas.

“A equipe da Secretaria de Planejamento e Administração está feliz em poder contribuir com a campanha de doação de sangue. A gente agradece aos servidores que se disponibilizaram”, disse a Hana Ghassan, titular da Seplad, que compareceu com a caravana nesta sexta (20).

Caravana de servidores do Iasep.

Outro tipo de mobilização é por meio das redes sociais. Com a hashtag “influencieadoar”, influenciadores e personalidades paraenses levam aos seus seguidores mensagens de estímulo à doação voluntária de sangue.

Além disso, entre os dias 23 e 28 de novembro, prédios públicos da cidade vão ganhar iluminação vermelha para simbolizar a doação de sangue. Esta é uma ação nacional. Pela primeira vez, o Cristo Redentor, monumento símbolo do Rio de Janeiro, vai representar uma grande bolsa de sangue, sendo iluminado na cor vermelha progressivamente nos dias 23, 24 e 25 de novembro, sempre das 19h às 20h.

No dia 23, a iluminação da fachada da Fundação Hemopa, em Batista Campos, ganhará  tom em vermelho que simboliza a importância da doação de sangue para salvar vidas, além de  homenagear os voluntários dessa causa de generosidade humana.

“Num ano atípico e de grandes desafios, tivemos que nos reiventar. Estamos trabalhando incansavelmente na missão de mobilizar doadores voluntários para continuar garantindo esperança para os pacientes que tanto precisam de uma transfusão de sangue. O povo paraense é solidário e sempre atende aos nossos chamados. Por isso, nosso reconhecimento e gratidão aos doadores voluntários”, ressaltou Paulo Bazerra, presidente da Fundação Hemopa.

Pará– A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) é responsável pela coordenação da Política Estadual do Sangue há 42 anos, no estado.

Responsável pelo atendimento transfusional, a Fundação possui 11 unidades em todo o Pará: em Belém, o Hemocentro coordenador e mais duas unidades de coleta, nos shoppings Pátio Belém e Castanheira; são mais três Hemocentros Regionais em Castanhal, Santarém e Marabá; e cinco Núcleos de Hemoterapia nos municípios de Capanema, Altamira, Tucuruí, Abaetetuba e Redenção. Além disso também abastece 42 Agências Transfusionais em todo o Pará.

O atendimento transfusional é ininterrupto para mais de 200 unidades hospitalares, públicas e privadas, dependem do fornecimento de bolsas de hemocomponentes da Fundação Hemopa. Por isso, a necessidade de coleta de sangue é diária.

Critérios para ser um doador de sangue:

• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar com o responsável);
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Estar em boa condição de saúde;
  • Apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Neste período de pandemia, também foram incluídos critérios para quem teve Covid-19. É necessário esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o último contato.

Mais informações: 0800 280 8118 / 3110-6500.