Hemopa abre semana em homenagem aos doadores de sangue

A cada dois meses, o agente administrativo Jefferson Leão tem um compromisso certo: “dou sangue porque sei que muita gente precisa. Se posso ajudar essas pessoas, vou continuar fazendo”. É para homenagear pessoas como Jefferson que foi instituído o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, em 25 de novembro. Para comemorar a data, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) preparou uma semana com programação especial na hemorrede estadual. Em Belém, a iniciativa começa neste sábado e vai até o dia 25.

A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, conta que a semana do doador é um momento de entretenimento e fundamentalmente de agradecimento aos voluntários que, de maneira anônima, doam o seu sangue. “Essas pessoas disponibilizam o tempo que poderiam estar com a família e amigos para vir ao Hemopa e doar um pouco de vida ao seu próximo”, ressalta.

Juciara evidencia ainda que a programação foi preparada não somente para aqueles que já doam sangue, mas também aos que nunca participaram do ato. “Incluímos em nossa festa o estímulo à doação em diversas instituições públicas e privadas. Quando elas aderem, nós as subsidiamos com informações para que elas sensibilizem seus servidores e colaboradores e montem Caravanas Solidárias”, explica.

A programação em homenagem ao doador começa com o II Passeio Ciclístico Pedalando pela Vida, no dia 18, que vai associar a prática esportiva à doação de sangue. A concentração será às 6h30, na Rua dos Caripunas, ao lado do Hemopa, e saída às 7h30. No encerramento, 25, A Fundação preparou um grande “parabéns” para homenagear cada voluntário, além de diversas atrações culturais em uma estrutura montada no pátio do Hemocentro.

Em cada dia de evento são esperados cerca de 400 voluntários. Um reforço e tanto para o período de final de ano. “Historicamente, a hemorrede brasileira enfrenta significativa redução no número de coletas no mês de dezembro em virtude da época festiva. No Pará não é diferente. As coletas feitas durante a próxima semana irão possibilitar a manutenção de nosso estoque”, comenta Juciara.

Durante a Semana do Doador, são esperado 400 voluntários por dia no Hemopa.

A gerente ratifica a importância do envolvimento da sociedade neste momento de evidência do voluntariado. Para ela, “tudo foi preparado e só tem sentido se a gente tiver o doador aqui, se tivermos a sociedade para compartilhar. O Hemopa trabalha exatamente para que os pacientes tenham melhoria na qualidade de sua saúde através de cada doação de sangue. Todos precisam saber que há pessoas precisando de ajuda e de como é fácil ajudá-los”.

Foi ao conhecer a realidade dos que precisam de transfusão que Jefferson sentiu a necessidade de tornar-se doador, desde 1997 quando começou a trabalhar no Hemopa. “Meu sangue é O Negativo, considerado raro. Desde que comecei a doar, não parei mais. Isso me faz muito bem, saber que posso ajudar. O Hemopa tem a missão de salvar vidas e nós temos a responsabilidade de contribuir fazendo a nossa parte”, conclui o doador.

Hemorrede: Além do Hemocentro Coordenador e da Estação de Coleta Castanheira, ambos em Belám, a hemorrede paraense é constituída por três Hemocentros Regionais (em Castanhal, Santarém e Marabá) e cinco Núcleos de Hemoterapia (em Capanema, Altamira, Tucuruí, Abaetetuba e Redenção). Nesses, a programação da Semana do Doador será realizada de 20 a 24 de novembro.

Doação: Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. Os homens podem doar com intervalo de cada dois meses e as mulheres a cada três meses.

Em Belém, as doações de sangue podem ser feitas no hemocentro coordenador que fica na Travessa Padre Eutíquio, bairro de Batista Campos, ou na Estação de Coleta Castanheira, que funciona no térreo de acesso ao Pórtico Metrópole, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h.