Hemopa aproveita clima do Círio e faz campanha que vai beneficiar mais de 200 pacientes

Text_2

O estudante de enfermagem, Christian Barbosa, de 22 anos, estava de passagem pela Praça Santuário, quando decidiu parar fazer a primeira doação de sangue. “Eu sou da área da saúde e sei o quanto é importante. Já me cobrava há muito tempo para fazer a doação e agora deu certo”.

Christian Barbosa

Ele foi um dos voluntários da campanha realizada pela Fundação Hemopa na Praça Santuário de Nazaré, dias 7 e 8/10, que vai beneficiar mais de 200 pacientes internados na rede hospitalar pública e privada do estado.
O sucesso da ação deu-se em função ao clima de Círio de Nazaré e, para isso, a gestão do Hemopa deslocou sua unidade móvel para a Avenida Generalíssimo Deodoro, visando chamar atenção do voluntariado que transita pelo local.

Aldejane de Souza

A professora Aldejane de Souza que já é doadora também aproveitou a oportunidade de encontrar a unidade móvel no caminho do trabalho. “Esse é um momento que já mexe com a gente, por causa do Círio. Você doar sangue é salvar vidas”, destacou.
A Fundação Hemopa é responsável pelo abastecimento transfusional de mais de 200 unidades hospitalares públicas e privadas de todo o estado do Pará. O atendimento transfusional é ininterrupto e por isso, o estoque de sangue precisa estar satisfatório constantemente.

Uma bolsa de sangue é capaz de beneficiar até 4 pacientes. Seu Altemar da Silva, doador há mais de 5 anos, entende a importância da doação. “Esse é um gesto de amor e carinho. Às vezes passamos por tantas dificuldades que nunca sabemos o que pode acontecer com a gente. Amanhã eu posso estar precisando de sangue”, disse o fiscal de obras.

Coleta com a Unidade Móvel

Nesta sexta-feira, dia 9, a Unidade Móvel vai estar no Supermercado Mateus que fica na Avenida Claudio Sanderes, em Ananindeua. O atendimento será das 8h às 16h.

Já no sábado, dia 10, a Igreja Quadrangular – Marca da Promessa, que fica na Avenida Senador Lemos, vai receber a unidade móvel. O atendimento será das 8h às 16h.

Critérios da doação

Para doar o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.