Hemopa arrecada material escolar para doar a pacientes da Classe Escolar

Text_2

Ação realizada pelo programa de residência multiprofissional de hematologia e hemoterapia tem o auxílio do Núcleo de Ensino e Pesquisa

No mês dedicado aos cuidados com a saúde e o bem-estar da criança, a Fundação Hemopa, por meio do programa de Residência Multiprofissional de Hematologia e Hemoterapia, com o apoio do Serviço Social, realizou uma ação de educação em saúde para arrecadar materiais escolares para doar para cerca de 100 meninas e meninos atendidos pelo programa Classe Hospitalar, que funciona no hemocentro.

São arrecadados cadernos, lápis de cor, borrachas, canetas, massinhas de modelar, entre outros itens escolares. A Classe Hospitalar foi implantada, no ano passado, com o objetivo de alfabetizar os pacientes que não conseguem frequentar normalmente a escola por conta do tratamento. As aulas, da Classe Hospitalar do Hemopa, foram retomadas em fevereiro, com o início do ano letivo de 2023.

A ação ocorreu, através de uma iniciativa do Núcleo Docente Assistencial Estruturante e teve como principal objetivo integrar o programa de residência do Hemopa a uma ação de responsabilidade social.

Segundo o enfermeiro e coordenador do programa de residência, Rubenilson Caldas, a residência tem a missão de formar novos profissionais de qualidade para o Sistema Único de Saúde (SUS), visando sempre  qualidade de vida e a melhora do atendimento ao paciente.

“Já tínhamos a ideia de promover uma oficina de projetos de pesquisa para fomentar que nossos preceptores conseguissem a vagas no mestrado, doutorado e ajudar os residentes na produção do trabalho de conclusão de residência. A partir daí, em conversa com o Núcleo Docente Assistencial Estruturante, a gente teve essa ideia de arrecadar materiais e oferecer suporte para os pacientes do Hemopa que fazem parte da Classe Hospitalar”.

 Para a pedagoga da Gerência Sociopsicopedagógica da Fundação, Joyce Cunha, a ação é de fundamental importância, pois visa o suporte aos pacientes que se encontram em processo de escolarização.  Além de captar, processar, e distribuir bolsas de sangue. Atualmente a Fundação Hemopa tem cerca de 16.500 pacientes em atendimento ativo, entre crianças, adultos e idosos.

Por Vera Rojas (Ascom Hemopa) *Com informações de Caio Brandão (estagiário)