Hemopa Castanhal recebe caravana de doadores até do Maranhão

Com a mãe internada no Hospital Regional de Castanhal, precisando de sangue, Charlon Reis, 38 anos, compareceu ao Hemocentro com uma caravana de amigos vindos de Carutapera, município do Maranhão.

“Estamos mobilizando amigos e familiares de vários lugares: Tailândia, São Miguel do Guamá, aqui de Castanhal e até mesmo amigos que temos no Maranhão. E só temos motivos para agradecer ao esforço e emprenho de todos”, destacou Charlon.

O estado do Maranhão é vizinho do Pará. De Carutapera até Castanhal foram 345km, quase 5 horas de viagem para concretizar este ato de solidariedade. Iniciativas de caravanas solidárias são essenciais para abastecer o estoque de sangue. A doação é um gesto simples para quem é sadio e pode fazer. O voluntário doa apenas 450ml de sangue e, este material pode beneficiar até 4 pacientes internados na rede hospitalar.

“Eu não tinha ideia de quanto a doação de sangue é importante, até acontecer com a minha mãe. Agora caíram as fichas. Então eu peço para todos, principalmente, jovens, seja um doador de sangue porque esse ato ajuda a salvar vidas!”, concluiu Charlon.

“O ideal é que a gente não espere alguém da nossa família passar por essa necessidade de transfusão para ser doador. A iniciativa deve ser rotineira. Um ato de amor ao próximo e responsabilidade social”, destacou Marcela Silva, assistente social do Hemocentro de Castanhal que adiantou que na próxima semana, terça-feira (8), já está marcada uma caravana do município de Tailândia.

O Hemocentro de Castanhal é responsável pelo abastecimento da rede hospitalar da região nordeste do Pará. São mais de 40 unidades demandantes. E a necessidade é diária, pois o atendimento transfusional não para.

Hemocentro Castanhal fica na Travessa Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia, Conj. Maria Alice, B-2 e B-3. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 13h. Contato: (91) 3412-4400 / 4404

Para doar é necessário seguir critérios básicos:

– Estar muito bem de saúde.

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem levar um responsável legal para autorizar a doação voluntária);

– Pesar mais de 50kg;

– Apresentar um documento de identificação oficial com foto, podendo ser RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte. Carteiras de meia passagem e xerox de documento não são aceitas.

Para quem teve Covid-19, precisa esperar 10 dias após a cura para doar sangue. Mas atenção, a contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a Covid-19, deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros.

E para quem teve contato com pessoas com o novo coronavírus, deve esperar 7 dias após o último contato. Não apresentando nenhum sintoma, pode fazer a doação.

É importante lembrar também para quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve esperar 7 dias. E quem se vacinou contra gripe, 48h.