Hemopa centraliza coleta de sangue em sua sede

Text_2

Por medida de preservação da saúde pública e segurança de todos, a Fundação Hemopa decidiu suspender temporariamente a coleta de sangue nas unidades dos shoppings Pátio Belém e Castanheira. E a partir desta segunda (23), apenas a sede do Hemopa, na Batista Campos, vai atender aos voluntários.

“Tomamos está medida para evitar aglomeração de voluntários nas referidas unidades que são menores. Na sede, o espaço é maior, mais arejado e as pessoas podem sentar de uma forma mais espaçada. Nossa preocupação maior é preservar a saúde de todos”, destacou Paulo Bezerra, presidente da Fundação.

Os doadores terão a opção de agendar a doação através do 0800 280 8118. ” Vamos atender demanda espontânea também, mas o 0800 é para facilitar para grupos de amigos, por exemplo, que desejam vir em um momento mais tranquilo”, ressaltou o gestor.

A ação externa em Icoarací, com a unidade móvel que estava programada para os dias 23 e 24, foi adiada para avaliar como melhor atender o público nas comunidades.

Hélder Barbalho, governador do estado, em uma live nas redes sociais, destacou a importância da doação de sangue para evitar o desabastecimento do estoque de sangue e assim garantir a atividade transfusional para a rede hospitalar do estado.

Para doar o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal), estar bem de saúde, pesar mais de 50kg e estar bem alimentado antes da coleta. É necessário a apresentação de um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou passaporte).

Em tempos de controle da pandemia, os voluntários que tiverem viajado há pouco tempo para áreas de contágio do coronavírus devem doar após 30 dias da viagem. O mesmo período vale para quem manteve contato com alguém que viajou para essas localidades. E quem apresenta algum sintoma gripal não deve ir ao Hemopa.

É importante lembrar que a Hemorrede conta com unidades de coleta de sangue em municípios do Pará. São quatro Hemocentros: Belém, Castanhal, Marabá e Santarém. E cindo hemonúcleos: Abaetetuba, Altamira, Capanema, Redenção e Tucuruí. Clique aqui e veja o endereço de cada unidade no Pará.