Hemopa coleta mais de 30 bolsas de sangue em ação no shopping Bosque Grão Pará

Text_2

O agente de portaria, Paulo Silva, 51 anos, mora no bairro do Benguí que é próximo do Shopping Bosque Grão Pará, situado no bairro do Mangueirão, local da campanha de doação de sangue, nesta quarta-feira, dia 18. Ele ouviu a propaganda de rua, por meio do carro som, de que teria a campanha do Hemopa e aproveitou.

“Fica mais fácil para quem deseja doar e não consegue se deslocar até a sede do Hemopa. Eu sou doador, mas não estou tão presente por causa dessa distância”, revelou.

A doação de sangue no Shopping ficou mais fácil para Paulo que mora no Bengui.

A ação de coleta de sangue realizada em parceria com o Shopping Bosque Grão Pará rendeu ao banco de sangue mais 34 bolsas e 8 novos cadastros de medula óssea para o Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Um resultado expressivo diante da primeira experiência.

“A Fundação Hemopa é responsável pela política do sangue no Pará e como tal, tem a missão de sempre buscar alternativas para a mobilização de voluntários da doação. Essa parceria com o Bosque Grão Pará oferece a oportunidade de estarmos mais perto de voluntários dos bairros no entorno e assim facilitar o acesso aos serviços de coleta”, explicou Olinda Campos, assistente Social do Hemopa.

Sheila de Jesus, 40 anos, foi uma das voluntárias que compareceu ao posto de coleta.  “Há anos, meu pai precisou operar do coração e precisou de sangue Pará transfusão. E foi a partir desse momento eu comecei a ser doadora. Fazia tempo que não doava e quando vi a propaganda aqui  o Shopping, senti a necessidade de voltar a doar. Sei da necessidade deste ato”, disse a operadora de caixa.

As parcerias com instituições públicas e privadas, entidades, igrejas, entre outras, são essenciais para alcançar o objetivo de descentralização dos serviços oferecidos à comunidade.

Superintendente do Grão Pará, Boby Munhoz, deixou a sua doação no estoque do Hemopa.

“Nós estamos abertos a esta causa e sempre será uma grande satisfação contribuir com o Hemopa na realização de outras ações. Entendemos que a causa é humanitária e precisamos contribuir”, destacou o superintendente do shopping, Boby Munhoz, que também deixou a sua bolsa de sangue no estoque.

A administração do Shopping também trabalhou o incentivo à doação entre os próprios funcionários. Foi assim que a Célia Araújo, 23 anos, auxiliar administrativa, conseguiu concretizar a primeira doação. “Eu já queria doar sangue, mas com a rotina do trabalho, as vezes, a gente não consegue ir doar. Mas foi muito bom ter o Hemopa aqui perto e o Shopping também nos incentivar no ambiente de trabalho. Foi muito bom”.

 

primeira doação da Célia.

Critérios básicos para quem pode doar

  • Pessoas entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
  • É necessário pesar mais de 50 kg;
  • É necessário estar em boas condições de saúde e bem alimentado na hora da doação;
  • Levar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
  • Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.
  • Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar 7 dias após cada dose.