Hemopa começa a semana com estoque de sangue renovado

O final de semana foi de solidariedade na sede da Fundação Hemopa que recebeu vários grupos de doadores voluntários que contribuíram para deixar o estoque de sangue abastecido para atender plenamente a rede hospitalar do estado, com um significativo saldo de 244 coletas que vão ajudar a salvar cerca de 980 pacientes.

Um grupo de estudantes do Curso Técnico em Enfermagem da Esamaz-Tec levou o projeto “Ação Social do Bem” para o Hemocentro da Batista Campos, no último sábado, dia 14. Técnicos do setor de assistência social do Hemopa ministraram uma palestra sobre o ciclo do sangue e a importância de fomentar a doação voluntária. Logo em seguida, os estudantes se disponibilizaram em doar e foram coletadas 40 bolsas de sangue.

Equipe EsamazTec na Sala de Coleta

“O nosso projeto mobiliza alunos para desenvolver atividades com cunho social, extraclasse. E escolhemos o Hemopa para que os alunos se familiarizem com as atividades do Hemocentro, como forma de aprendizado pessoal e profissional”, destacou Leônidas de Araújo Jr., professor da EsamazTec.

Emoção ao receber a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

A Guarda de Nazaré lotou a recepção de doadores e deixou o clima ainda mais festivo com músicas de louvor para receber a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Lilian Bouth, assistente social Hemopa, disse que foi emocionante. “Foi um sábado muito próspero, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré abrilhantou este momento de solidariedade”.

Lenevaldo Santos, guarda da Santa há 2 anos.

Após o momento de oração e bênçãos na sala de coleta, os guardas seguiram para a doação.  Linevaldo Santos, de 33 anos, foi um dos voluntários. “Desde que eu comecei na guarda, comecei a enxergar a necessidade de olhar o próximo com mais carinho. Já tive gente na família que precisou de sangue e sei o quanto é importante doar”, disse.

Sala de Coleta com integrantes da Guarda de Nazaré.

Também marcaram presença no sábado, dia 14, voluntários do grupo “Amor Solidário”, os atletas de corrida “Torcida Azulina” e os estudantes da gincana solidária do Colégio Tenente Rêgo Barros. No total, 211 pessoas compareceram e 168 bolsas de sangue foram coletadas na sede do Hemopa, na Batista Campos. Já no posto de coleta Castanheira foram registrados  66 comparecimentos e 54 doações.

Campanha Externa no IESP

Neste sábado, dia 14, o Hemopa também esteve em Campanha Externa no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), localizado em Marituba. Lá foram coletadas 25 bolsas de sangue e realizadas três cadastros para o Registro de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

Atendimento do Hemopa no IESP.

“Essas parcerias são muito importantes para a missão do Hemopa que é de ajudar a salvar vidas. Só temos a agradecer a disponibilidade de cada grupo e das instituições que nos recebem com tanto carinho”, destacou Lilian Bouth, assistente social da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa.

Esta semana, nos dias 18 e 19 de setembro, a unidade móvel do Hemopa vai estar em Icoaraci, na Rua Lopo de Castro, em frente a Estação Cidadania. O atendimento será das 8h às 14h.

Quem pode doar – Pessoas entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), com mais de 50 kg, saudável e bem alimentado. Basta levar um documento de identificação oficial, original e com foto. Mais informações: 0800 280 8118/ 3110-6500.