Hemopa comemora 43 anos com bolo para os doadores de sangue

O primeiro compromisso de hoje (2) do Nivaldo Ribeiro, autônomo, foi no Hemopa. Ele chegou para comemorar mais um ano de vida, doando uma bolsa de sangue para quem luta pela vida. “A minha sensação é de alegria por poder ajudar alguém”, disse o doador que tem a mesma idade que a instituição completou: 43 anos. “Desejo sempre comemorar juntamente com o Hemopa esta data”. Nivaldo foi presenteado com uma camisa comemorativa do Hemopa.

Nivaldo ganhou presente pelo aniversário e pelo ato solidário de salvar vidas. Parabéns, doador!

E o clima não poderia ser de outra forma. A Fundação Hemopa comemora os 43 anos de dedicação à missão de salvar vidas junto com todos que contribuem com a rotina da instituição. Entre os presentes, Paulo Bezerra, presidente do Hemopa; Luciana Maradei, diretora Técnica; e Taissa Amador, diretora Administrativa e Financeira; e demais servidores, doadores, pacientes, colaboradores e parceiros que cantaram os parabéns em volta de um bolo de mais de um metro.

Parabéns, Ana Laura!

“Esta comemoração é tímida por causa da pandemia, mas carrega um significado muito grande. São 43 anos de serviço à sociedade e contribuindo com a ampliação da saúde pública no Pará. Pra mim é uma honra muito grande comemorar esta data de hoje com todos vocês que fazem parte desta história”, destacou o presidente da Fundação, Paulo Bezerra.

Ana Laura Andrade, 22 anos, foi a escolhida para receber o primeiro pedaço do bolo comemorativo. “Eu não esperava, mas fiquei muito feliz de receber e poder representar os doadores de sangue”.

São mais de quatro décadas no desenvolvimento e atendimento das áreas da hematologia e hemoterapia no Pará. A Fundação Hemopa possui 11 unidades disponíveis à sociedade, situadas em 9 municípios do Pará. O banco de dados de doadores possui mais de um milhão de cadastros e, o de pacientes, são cerca de quinze mil ativos.

Lucia Ribeiro trouxe o filho, Matheus Ribeiro de 21 anos, para fazer a primeira doação. Eles compareceram ao Hemopa motivados a reposição de estoque por conta de um parente que está internado e vai passar por cirurgia. “Meu sogro vai fazer uma cirurgia do coração e vai precisar de transfusão. E hoje viemos doar por causa disso. Mas já sou doadora e é o amor ao próximo o que me motiva.”, disse a dona de casa.

”Daqui pra frente pretendo vir doar com frequência. Ficamos muito felizes em fazer parte desta comemoração com o Hemopa”, complementou Matheus.

Família unida em prol da vida. Lucia e Matheus, doaram hoje também.

Para ser um doador de sangue:

O cidadão que deseja ser um doador de sangue precisar seguir os critérios básicos:

• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar 7 dias após cada dose.