Hemopa convoca doadores de sangue em todas suas unidades de coletas

Text_2

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa) volta a acionar doadores de sangue, com urgência, para reverter a situação do estoque de sangue que está funcionando apenas com 70% de sua capacidade de atendimento, que pode interferir na qualidade e agilidade do atendimento das demandas transfusionais para os mais de 200 hospitais da rede pública e privada.

A situação mais crítica está com a insuficiência de bolsas de sangue dos tipos A, O e B Negativos. Para aumentar o número de comparecimento, a Gerência de Captação de Doadores (Gecad) está acionando candidatos cadastrados tanto no Clube de Doadores Raros, como também outros tipos sanguíneos Positivos de doadores cadastrados no hemocentro paraense.

O comerciante Elciomar Alves de Moraes, 51, foi um dos que atenderam o apelo do Hemopa e doou sangue na tarde desta terça-feira. “Dôo sangue há 28 anos e incentivo familiares e amigos para exercitarem esse ato nobre e que salva vidas”, afirmou o doador que tem o sangue  A Positivo.

Elciomar Alves de Moraes.

A titular da Gecad, a assistente social Juciara Farias incentiva a coleta de sangue de antigos e novos doadores. “É um ato simples e que muitos deveriam experimentar”, sugeriu ao comemorar a inauguração de mais um ponto fixo de coleta de sangue em parceria com a Secretaria de Estado de Administração (Sead), em Icoaraci, na tarde desta terça-feira (18).

Sala de coleta com poucos doadores.

Agora são três unidades de coletas descentralizadas: uma no Pórtico Metrópole e outra na Estação Cidadania Pátio Belém. No entanto, esse último local, ainda não atingiu a meta de 50 coletas/dia, que é a sua capacidade de atendimento. “Estamos com uma média baixíssima: entre 5 e 8 doações/dia. Essa realidade só vai mudar com a ação solidária de voluntários da doação de sangue”

Para ser um candidato à doação de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

Serviço: O Hemopa funciona na Tv. Padre Eutíquio, 2109, de segunda sexta de 7h30 às 18h e, aos sábados de 7h30 às 17h. Na Estação de Coleta Castanheira. De segunda a sexta-feira, de 10h às 18h, e aos sábados até 17h. O serviço também é oferecido no posto da Ação Cidadania do Pàtio Belém, de segunda a sexta-feira, de 10h às 18h. Mais informações: 0800 280 8118.