Hemopa de Capanema recebe a parceria do Rotaract Club para captar doadores de sangue

Text_2

Moradora do município de Quatipuru, no nordeste paraense, Deyse Silva, 20 anos, ficou sabendo da iniciativa do Instituto Rotaract Club em oferecer carona solidária para doadores de sangue voluntários, e decidiu aproveitar a oportunidade para fazer sua primeira doação no Hemopa de Capanema, a cerca de 1 h de carro do município onde reside.

“Fiquei muito feliz, e estou rezando para que meu sangue esteja em ótima condição para ser doado. A gente nunca sabe se um dia vai precisar, mas tem uma grande oportunidade de ajudar o próximo. Ajudar uma criança, uma mãe, pai, tios, primos, enfim, toda uma família. Obrigada a todos do Hemopa, que me receberam superbem”, declarou Deyse.

O Rotaract é um clube de serviços, parceiro do Rotary internacional, que promove ações sociais em Capanema. Esta é a segunda vez que o Rotaract oferece apoio ao Hemonúcleo de Capanema para transportar doadores de sangue até a unidade de coleta.

“Ouvimos muitos relatos de pessoas que moram longe de Capanema, mas não tinham como chegar ao Hemonúcleo. Então anunciamos na internet e na TV local, e recebemos muitas mensagens. Vamos continuar com esse gesto de amor e carinho ao próximo em outros momentos”, disse Aretha Mendonça, presidente do instituto Rotaract Club e coordenadora da ação.

A equipe da carona solidária conseguiu transportar 18 voluntários, de diversas partes da região nordeste, o que ajudou significativamente a abastecer o estoque do Hemonúcleo de Capanema.

“Fazer o bem” – Raylan Oliveira, 22 anos, acadêmico do curso de Agronomia, também contribuiu com a corrente solidária. “Sempre vi o ato de doar sangue como um exemplo muito bonito a ser seguido. Ele reflete o quanto nos importamos com a vida do próximo, mesmo não o conhecendo. Doar sangue é a concretização da frase: fazer o bem, sem olhar a quem”.

A doação de sangue é um ato de generosidade e não causa nenhum problema ao doador. Para doar, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem já teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar, e quem manteve contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus deve esperar 14 dias após o contato.

O Hemonúcleo de Capanema fica na Rodovia BR-308, KM-0, s/n, no bairro São Cristóvão. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 12h30. Contato: (91) 98568-3339.