Hemopa debate qualidade da gestão pública

Text_2

Contribuir para a excelência da gestão pública, por meio do desenvolvimento e intercâmbio de experiências bem sucedidas entre servidores, gestores e parceiros. Esse é o principal objetivo do “VI Encontro da Qualidade” da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), que este ano tem como tema “Governança e Liderança para Excelência no Serviço Público”. O evento começou nesta quinta-feira, dia 26, e segue até amanhã, no auditório do Hemocentro.

A presidente do Hemopa, Ana Suely Leite Saraiva, explica que “a Fundação, por ser reconhecida pela excelência em sua gestão, promove oportunidades de debates sobre diversos contextos relacionados às boas praticas gerenciais”. Esse debate abrange o setor público, os ambientes corporativos e também o Terceiro Setor. É exatamente o que ocorre no Encontro da Qualidade.

Palestra do diretor da Codec, Olavo das Neves.

Ana Suely afirma ainda que “a busca pela Gestão da Qualidade, no Hemopa, é permanentemente cultivada sob a ótica do seu Sistema de Gestão da Qualidade. Possuímos um sistema de padronização que, associado com as inúmeras ferramentas gerenciais, corrobora na implementação de ações em prol da população do nosso Estado pautadas na ética, respeito, comprometimento, integração e humanização”.

O Encontro da Qualidade é um evento  nacionalmente reconhecido que está consolidado na grade de eventos do Hemocentro. Segundo a assessora do Núcleo da Qualidade (NQ) da Fundação, Lígia Garcia, “a importância do evento é dar visibilidade ao compromisso com a excelência na gestão a partir da identificação, monitoramento e melhorias das práticas e padrões de trabalho com foco no cidadão, usuário dos nossos serviços”.

Entrega do prêmio “Árvore da Vida”, conferido à Lígia Garcia.

O evento iniciou com a entrega do prêmio “Árvore da Vida”, conferido à Lígia por sua contribuição em busca da excelência da gestão pública em todo o estado. Em seguida, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Olavo das Neves, compartilhou sua experiência como gestor público. “Minha vida inteira trabalhei na iniciativa privada e, quando fui convidado para presidir a Codec, senti medo. Não tinha muito contato com a iniciativa pública e, por isso, não via com bons olhos tais instituições em relação ao comprometimento com o trabalho. Pra mim, apenas algumas cumpriam seu papel, como é o caso do Hemopa”, relatou.

Com o tempo, essa visão mudou. “Há muitos servidores talentosos. Na verdade, os ruins são muito poucos. Só não podemos deixar que uma minoria manche a nossa reputação. Hoje, após mais de dois anos na Codec, posso dizer que sinto orgulho em ser servidor público e todos nós devemos nos orgulhar disso”, conclui Olavo.

Mesa redonda sobre o Gespública.

Ainda houve a palestra de orientação sobre a utilização da “Instrução Normativa MPDG/CGU nº1 de 10/05/2016”, ministrada pela analista do Ministério da Fazenda, Vivian Vasconcelos. Por fim, foi realizada uma mesa redonda para discutir “As experiências da Gestão de Excelência, a partir do modelo do Gespública”.

Serviço: O Encontro da Qualidade da Fundação Hemopa vai até o dia 27, sexta-feira, das 9h às 12h, no auditório do Hemopa.