Hemopa e Rede Cultura se unem na campanha “Torcedor Doador Futebol Clube”

Ação faz parte do Parazão Banpará, lançado no último dia 06 de janeiro

Na última sexta-feira (13), a sede da Fundação Hemopa, em Belém, recebeu lideranças das torcidas dos clubes do Remo e do Paysandu, no auditório Osvaldo Belarmino, que foram recepcionadas pela gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, que realizou palestra de sensibilização sobre a importância da doação de sangue, desde a captação de voluntários, coleta de sangue, processamento, armazenamento e distribuição do recurso para atendimento de milhares de pacientes internados na rede hospitalar pública e privada do Pará.
A ação faz parte do projeto “Torcedor Doador Futebol Clube”, idealizado e desenvolvido pela Rede Cultura de Comunicação, e que foi pensado para fazer parte da programação do Campeonato Paraense de Futebol, o Parazão Banpará, que este ano lançado dia 6 deste mês.

Harynna Reis, diretora de Marketing da TV Cultura

A reunião na Fundação Hemopa contou com a participação da diretora de Marketing da Tv Cultura, Harynna Reis, que esteve acompanhada de parte de sua equipe. O encontro deu-se pela necessidade de estreitar os laços entre as torcidas dos times que vão participar do principal evento de futebol do estado em favor da doação de sangue, com repasse de informações claras e precisas sobre o processo da coleta de sangue, além de destacar a importância da união de todos na promoção da vida.

Na ocasião, Juciara Farias destacou o papel fundamental das parcerias para o êxito desta ação.
“Precisamos, todos os dias, firmar parcerias com diversos segmentos da sociedade para potencializar a promoção da doação de sangue, como uma ação de responsabilidade social. Envolver as torcidas do Remo, Paysandu e da Tuna, significa que estamos apostando nestas lideranças como formadoras de opinião. Cada liderança que esteve aqui levou mensagem positiva da importância da doação de sangue; não é um momento de rivalidade. É um momento de solidariedade, de junção, através do projeto ‘Torcedores Doadores Futebol Clube’”.
A profissional explica ainda que a campanha vai reforçar o estoque de sangue em fevereiro, período do carnaval, quando a necessidade de demandas transfusionais deve aumentar.
“Cada pessoa que vier fazer uma doação está fazendo um gol pela vida, está proporcionando um paciente a ser atendido, e essa associação de esporte com saúde diz muito sobre as características e critérios que as pessoas precisam ter para fazer a doação de sangue. É uma parceria que dá certo e estimula os voluntariados para a doação de sangue, seja ele torcedor do Remo, do Paysandu ou da Tuna”, comentou ao reforçar que o projeto está aberto para participação de outros times participantes do Parazão.
Harynna Reis ressalta a adesão das torcidas neste projeto de responsabilidade social. “Nós precisamos dessas pessoas, líderes formadores de opinião e esperamos que eles sejam multiplicadores das suas torcidas para que a gente possa, junto Tv Cultura, Portal Cultura, Rádio Cultura, representar esse engajamento para aumentar o estoque de sangue do Hemopa”.
A gestora admitiu que as expectativas são as melhores possíveis, “somos uma rádio de difusão pública, portanto, um dos nossos pilares é justamente a questão social, através dos nossos veículos de comunicação para  alavancar e dar sustentabilidade, cada vez maior, para os estoques do Hemopa”, comentou Reis.

Maria de Nazaré Sampaio representou torcida do Paysandu

A autônoma, Maria de Nazaré Rodrigues Sampaio, 48 anos, liderança de torcida do Paysandu, agradeceu a participação na primeira reunião das torcidas para engajamento no projeto Torcedor Doador . “A reunião foi muito importante pra gente, principalmente, pelo repasse de informações  que aumentou muito o nosso conhecimento a respeito da doação de sangue, da distribuição e dos pacientes que recebem a transfusão. A felicidade e a gratidão deles me comoveram muito. Vamos mobilizar a torcida para salvar vidas”.

A microempresária Áurea Diniz, 46 anos, líder de torcida do Remo, concorda com a importância da reunião realizada em favor da doação de sangue. “Foi mais do que produtiva porque conseguiu trazer as outras torcidas também, como Paysandu e Tuna, para mostrar pra todo mundo que o sangue não tem time, ele salva todo mundo. Além de ajudar outras pessoas, também vai abrindo os olhos das pessoas que não tem coragem ou até preconceito com a doação”.

Áurea Diniz representou o time azulino

Programação – O Parazão inicia no próximo dia 21. O projeto “Torcedor Doador” terá seu Dia “D”,  em 15 de fevereiro, a partir das 8h, na área frontal da sede do Hemopa, em Belém, e contará com a participação das torcidas e mascotes do Remo, Papão e Tuna, além de outras atrações.
O presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, agradece ao presidente da Rede de Comunicação Cultura, Hilbert Nascimento, pelo resgate deste projeto, que esteve suspenso durante a pandemia de Covid-19.
“Vamos para mais edição do projeto, depois de mais de dois anos sem acontecer em função de desafios impostos pela pandemia. Estamos bem otimistas com resultado dessa ação solidária em favor da vida que vai unir, mais uma vez,  as torcidas de clubes de futebol de nosso Estado. A rivalidade é só dentro de campo. Fora dele é a solidariedade entre todos. Salve vidas. Doe sangue”, declarou.

Confira os critérios para a doação:
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 kg;
– Estar bem alimentado (não pode estar de jejum);
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Por: Vera Rojas (Ascom Hemopa)