Hemopa encerra programação pelo Dia Mundial da Hemofilia

O evento mobilizou servidores, usuários hemofílicos e acompanhantes, no auditório Osvaldo Bellarmino, da Fundação

Cerca de 100 pessoas entre servidores, usuários hemofílicos e seus acompanhantes, participaram, dia 20, da programação em alusão ao Dia Mundial da Hemofilia, comemorado anualmente em 17 de abril. O evento científico foi realizado no auditório Osvaldo Bellarmino, no terceiro piso da Fundação Hemopa, por meio da Coordenação de Atendimento Ambulatório (Coamb).

Os presentes foram recepcionados pela diretora Técnica do Hemopa, a médica Luciana Maradei. Ela deu as boas-vindas e parabenizou a equipe da Coamb pelo atendimento oferecido para quase 500 pessoas hemofílicas que têm tratamento no hemocentro paraense. “Confio plenamente na equipe do Ambulatório, coordenado pela médica Saide Trindade. Estamos aqui para festejar os avanços e destacar a importância do tema da campanha deste ano, que é ‘Acesso para todos’. Isso é muito importante. Fiquem certos que a Coamb está apta e bem preparada para ser referência no tratamento dessas patologias na coagulação do sangue”, destacou a gestora.

(esq.) Dra. Saide Trindade, (centro) Dra. Luciana Maradei e (dir.) Taissa Amador.

O evento científico foi aberto com uma mesa-redonda sobre o tema “A Importância do Acesso Integral ao tratamento, para a qualidade de vida das pessoas com hemofilia: Avanços e novas perspectivas de tratamento”, com a participação da titular da  Coordenação de Atendimento Ambulatorial (Coamb), médica Saide Trindade; da hematologista Iêda Pinto; e da assistente social Cristina Santos.

Dra. Iêda Pinto

Para Saíde Trindade, o evento comemorativo ao Dia Mundial da Hemofilia é importante para celebrar os avanços assistenciais conquistados ao longo dos anos, sobretudo, pela equipe multidisciplinar.

“Passaram-se 10 anos e, na época, a realidade do atendimento era diferente. Hoje a pessoa com doença tem qualidade de vida e seus familiares também. Quando uma pessoa adoece há um adoecimento familiar. Fico muito feliz pela equipe tão dedicada que temos na busca da adesão ao tratamento de nossos usuários para evitar as complicações. Hoje comemoramos o sucesso terapêutico e a qualidade de vida para família e para nossos usuários”, acentuou a coordenadora do atendimento ambulatorial do Hemopa.

A programação seguiu com apresentação de Teatro de Bonecos do Laboratório Beneficente de Belém, que abordou a temática da hemofilia, e debate sobre “Descarte correto de medicamentos e insumos utilizados pelos hemofílicos (Dinâmica de Grupo)”, com a equipe da Farmácia e Enfermagem.

A comemoração contou ainda com lanche especial e distribuição de ovos da Páscoa, doados por instituições parceiras. Houve ainda a presença de super-heróis, como o Batman e o Homem Aranha. O servidor e cantor, Jorginho Gomez, encerrou a programação com música, alegria e descontração, o que agradou a todos.

A programação comemorativa sobre Dia Mundial da Hemofilia teve início no dia 9, com a parceria da Fundação Hemopa e Associação Paraense de Pessoas com Hemofilia e Coagulopatias Hereditárias (ASPAHC), que promoveram um dia de lazer, integração, cultura e diversão para usuários com hemofilia e familiares.

A diretora Administrativa e Financeira do Hemopa, Taissa Vieira Amador, concluiu a solenidade ao agradecer pela presença de todos. “É uma grande satisfação realizar este evento. Não deixamos passar a data em branco pela sua importância na assistência de usuários com hemofilia. A nossa equipe está preparada para oferecer um tratamento que garante a qualidade dos usuários com adesão no atendimento parabéns a todos”, ressaltou a gestora.

Hemofilia – A doença é hereditária e se caracteriza por tendência aumentada a sangramentos, pela deficiência de um dos fatores da coagulação: fator VIII na hemofilia tipo A ou Fator IX na hemofilia tipo B.

No Pará, o Hemopa atende 460 hemofílicos, sendo 364 do tipo A e 96 do tipo B, e oferece o tratamento considerado “Ouro” pela Federação Mundial de Hemofilia e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é a profilaxia.

A profilaxia consiste na infusão regular de fator da coagulação para evitar os sangramentos e é fundamental para a qualidade de vida dos pacientes.

Por Vera Rojas (Ascom Hemopa)