Hemopa faz foto oficial e adere ao Outubro Rosa

Text_2

A manhã desta sexta-feira, 16, foi marcada com foto oficial alusiva a adesão da Fundação Hemopa ao movimento nacional do Outubro Rosa. A imagem contou com servidores, maioria do sexo feminino, com roupas em tom da cor da campanha, na fachada do prédio do hemocentro, em Batista Campos.

A foto contou com a participação do presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, que esteve acompanhado da diretoria e demais chefias para prestigiar a campanha que visa prevenir o surgimento da doença que é causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Ação simbólica foi realizada pelo Hemopa, hoje, e conduzida pelo Serviço de Atendimento à Saúde do Servidor (SASS), que foi responsável pela produção e distribuição de lacinhos cor de rosa e brindes para servidores, além de plaquinhas com mensagens preventivas para usuários e acompanhantes.

Ao longo do mês, o SASS vai desenvolver outras ações de educação em saúde em combate ao câncer de mama que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que ainda este ano, mais de 66 mil novos casos devem surgir. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos).

Ainda de acordo com o Inca, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física, adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, manutenção peso adequado, evitar bebidas alcoólicas, entre outros.