Hemopa homenageia mães e lança campanha de doação de sangue

A ação em Belém foi um incentivo ao ato solidário no segmento feminino, com música ao vivo

A gestão da Fundação Hemopa antecipa homenagens alusivas ao Dia das Mães, junto às mães servidoras e doadoras de sangue com a campanha: “Mãe, gera e salva vidas”, que define o amor multiplicado das mães. A ação estratégica teve início na sexta-feira (6) e seguiu até sábado, 7, em Belém, com  o intuito de incentivar esse ato solidário no segmento feminino, sobretudo, naquelas que são potencialmente doadoras de sangue

Na capital, a programação comemorativa contou com música ao vivo no andar térreo, participação de voluntários em “Caravana Solidária” da Universidade Paulista (Unip), orientações jurídicas sobre a Lei Maria da Penha, em parceria com o ParaPaz. No sábado, a mobilização solidária vai oferecer serviços de beleza, distribuição de brindes e orientações diversas de saúde e bem estar.

A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social, Juciara Farias, convida, não apenas as mães, como também a população potencialmente doadora de sangue para contribuir com o reforço do estoque de sangue para o atendimento transfusional satisfatório. “Estamos aguardando por vocês hoje e amanhã de braços abertos e com certeza do atendimento de nosso apelo para nos ajudar a salvar mais vida”.

Adrielle Melo de Castro, servidora do Hemopa e técnica de Enfermagem.

A servidora do Hemopa e técnica de Enfermagem, Adrielle Melo de Castro, 25, foi uma das voluntárias da campanha. Mãe e doadora de sangue, ela garantiu sua participação na sexta-feira, 6, demonstrando que, além de coletar sangue de doadores, ela também dá  exemplo de amor ao próximo e vivencia o outro lado de seu dia a dia na Sala de Coleta, na sede do Hemopa. “Já tinha o desejo de doar sangue, antes mesmo de trabalhar aqui. Finalmente, em novembro do ano passado, realizei meu sonho e vou manter a coleta regular de sangue. No sábado estarei aqui para salvar vidas, desta vez, com minha segunda doação de sangue”, destacou a colega de trabalho que multiplica amor com seu dom materno e sua solidariedade.

Com mais de 16 mil pacientes em atendimento ativo para tratamento de doenças do sangue no Hemopa, está o pequeno Caio Fernando Silva dos Santos, 9 anos, que foi diagnosticado, ainda bebê, por meio do Teste do Pezinho, com anemia falciforme (é uma doença hereditária, caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice) e, neste momento, ele precisa fazer transfusão de sangue, mensalmente.  Único neto, ele mora a avó Ângela Maria Quaresma Silva, 51, educadora pedagógica, que o acompanha no tratamento.

A dedicação é integral e com muito amor envolvido. “Só tenho a agradecer a Fundação Hemopa que é referência neste atendimento no Pará e aos doadores de sangue. Mas, graças a Deus faz uma bolsa de sangue por mês. Ele chama de mãe Dielen. Sou mãe duas vezes. É um amor infinito. No momento não posso doar sangue para ele e para outras pessoas que necessitam, mas minha filha, Dielen, mãe de Caio, cumpre esse papel solidário. Agradeço a todos pela solidariedade”, destacou. Ângela Maria que reside com a família no município de Abaetetuba.

São pessoas como a professora, Yara Raquel Silva Reis, 36, que fazem a diferença na vida muitos pacientes que necessitam de transfusão de sangue. Próximo ao Dia das Mães, ela doou sangue, nesta sexta-feira, 6, no Hemocentro Regional de Castanhal e trouxe sua filha de 16 anos, Sianny Raelly, que também doou sangue e realizou seu sonho desde criança. “Estou doando sangue pela segunda vez. A primeira vez atendi um pedido de amigo com problema de saúde. Hoje também, desta vez para  o pai de uma amiga que está internado e precisando de transfusão, no Hospital de Clínicas Gaspar Viana, em Belém. Minha filha veio junto para realizar sua primeira doação de sangue. Ela acha isso importante. Vamos multiplicar a solidariedade”.

Com 16 anos recém completados, a adolescente Sianny não esconde a alegria de ajudar o próximo com sua coleta de sangue. “Aproveitei a oportunidade e acompanhei minha mãe até o Hemopa Castanhal e também contribui para salvar vidas e seguir o exemplo de minha mãe”.

O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, agradece a cada doação de sangue realizada. Neste Dia das Mães, ele parabeniza todas as mães. “Parabéns a todas as mães, seja pelo dom da maternidade ou pelo amor de coração. O amor é único e incondicional. Doe sangue. Salve vidas”.

Homenagem às servidoras mães – A gestão da Fundação Hemopa prestou homenagem para cerca de 480 servidoras mães da hemorrede estadual, que inclui Belém e unidade do interior) com cartão online de feliz Dia das Mães e distribuição bolsas nécessaire.

Em Belém, a homenagem foi realizada na Sala de Estar, no 3º piso, contou com apresentação do Coral do Hemopa, formado por servidores de vários setores; uma breve leitura sobre o histórico da origem da data para estimular reflexão sobre o verdadeiro sentido da comemoração. O presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, recepcionou e parabenizou a todas pela data e pela dedicação e compromisso no desempenho de suas funções.

Por Vera Rojas (Ascom Hemopa)